Projeto para fortalecer alfabetização em MS prevê prêmio para escolas 2e6h1k
O governo de Mato Grosso do Sul apresentou à Assembleia Legislativa, nesta terça-feira (14), um projeto de lei que cria um programa para fortalecer a alfabetização de crianças na rede pública de ensino. O texto prevê inclusive criação de um prêmio para escolas que se destacarem na aprendizagem de alunos do 2º ano do ensino […] 6la6b
O governo de Mato Grosso do Sul apresentou à Assembleia Legislativa, nesta terça-feira (14), um projeto de lei que cria um programa para fortalecer a alfabetização de crianças na rede pública de ensino. O texto prevê inclusive criação de um prêmio para escolas que se destacarem na aprendizagem de alunos do 2º ano do ensino fundamental.

Durante a sessão, os deputados aprovaram acordo de líderes para que a proposta tramite em regime de urgência. Agora, ela será analisada pela CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e Redação).
Segundo o governador Reinaldo Azambuja, o programa prevê a distribuição de material escolar para as redes municipais de ensino dos municípios. Além disso, dará apoio pedagógico com treinamento aos professores para fortalecer os índices da alfabetização de crianças da educação infantil, do 1º e do 2º ano do ensino fundamental.
“Hoje as redes são distribuídas em educação infantil e fundamental aos municípios e o ensino médio e superior ficam a cargo do estado. Identificamos que estamos com muitos problemas na alfabetização, então vamos bancar esse apoio, explicou Azambuja.
Prêmio Escola Destaque 5l2t5s
A premiação prevista na proposta do Executivo sul-mato-grossense será destinada a 30 escolas estaduais e municipais que tenham obtido, no ano anterior, os melhores resultados de alfabetização no 2º ano do ensino fundamental.
Por outro lado, serão apoiadas, com contribuições financeiras, 30 escolas que obtiverem os menores resultados para implementação de plano de melhoria dos índices de aprendizagem.
De acordo com o projeto, as escolas premiadas receberão o prêmio em duas parcelas. A primeira corresponde a 75% do valor total do prêmio; e a segunda, dos 25% restantes, será paga no ano seguinte ao pagamento da primeira parcela, condicionada à manutenção ou à melhoria dos resultados apresentados anteriormente.