Edital oficializa datas e regras do Prouni 2024 para bolsas de estudo a1j5p
Inscrições abrem dia 29 de janeiro; programa oferece bolsas integrais e parciais em universidades particulares do país 4m593x
De olho em uma bolsa de estudos em universidade particular? Então, prepare-se para a primeira edição do ano do Prouni (Programa Universidade Para Todos). O edital com prazos e as regras para quem deseja se inscrever foi publicado na noite de quarta-feira (17) pelo MEC (Ministério da Educação).

Primeiro de tudo, é preciso saber que as inscrições estarão abertas entre os dias 29 de janeiro e 1º de fevereiro.
Para preencher o cadastro e concorrer a uma bolsa integral ou parcial, é preciso ter cadastro no único do governo federal e criar uma conta no gov.br. Caso já esteja cadastrado, basta realizar o com o F (Cadastro de Pessoa Física) e a senha.
As inscrições para o programa são gratuitas e devem ser efetuadas, exclusivamente, pela internet. (Clique aqui).
O resultado da primeira chamada será divulgado no dia 6 de fevereiro. Confira o calendário completo:

Regras 4r58r
Para participar do processo seletivo do Prouni, é preciso:
- ter participado da edição de 2022 ou de 2023 do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio);
- ter, cumulativamente, obtido nota igual ou superior a 450 pontos na média das cinco provas do Enem;
- ter tirado nota acima de zero na prova de redação;
- e não ter participado do referido exame na condição de treineiro (candidato que não concluiu o ensino médio e participa do exame para fins de autoavaliação).
- ser pessoa com deficiência, na forma prevista na legislação;
- ser professor da rede pública de ensino, exclusivamente para os cursos de licenciatura e pedagogia destinados à formação do magistério da educação básica, conforme disposto no Decreto n. 5.493/2005; ou
- ter cursado o ensino médio integralmente em escola da rede pública; ou ter estudado o ensino médio integralmente em instituição privada na condição de bolsista integral da respectiva instituição; ou ter realizado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada na condição de bolsista integral da respectiva instituição; ou ter estudado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada na condição de bolsista parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista; ou ter feito o ensino médio integralmente em instituição privada na condição de bolsista parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista.
Confira o edital completo (clique aqui).
Renda 464y4h
Para concorrer a um bolsa integral é preciso que sua renda familiar bruta mensal per capita não exceda o valor de 1,5 salário mínimo.
Para quem tem renda familiar bruta mensal per capita menor que 3 salários mínimos, serão disponibilizadas bolsas parciais.