PIX ganha limite para transferências noturnas 11106r
Por ser rápida, a modalidade de transferência financeira em tempo real, PIX, logo que foi criada se popularizou. Recentemente, a tecnologia ou a ser utilizada por criminosos para a prática de fraudes e, por isso, o Banco Central decidiu adotar medidas para tornar o sistema mais seguro. Uma delas é o limite de até R$ […] 4d353i
Por ser rápida, a modalidade de transferência financeira em tempo real, PIX, logo que foi criada se popularizou. Recentemente, a tecnologia ou a ser utilizada por criminosos para a prática de fraudes e, por isso, o Banco Central decidiu adotar medidas para tornar o sistema mais seguro. Uma delas é o limite de até R$ 1mil para transações das 20h às 6h, que começa a valer a partir de segunda-feira (4).
Além da limitação, outras ações estão previstas com o foco de diminuir a ação de criminosos com a tecnologia PIX. As demais mudanças devem valer a partir de 16 de novembro. São elas:
- Bloqueio cautelar: em caso de suspeita de fraude, o banco que detém a conta do usuário vai poder bloquear de maneira preventiva os recursos por até 72h. Sempre que ocorrer o bloqueio, o cliente deverá ser informado automaticamente.

- Notificação de infração: a notificação de infração será obrigatória, não mais facultativa. A ideia é permitir que os bancos registrem uma marcação na chave PIX, no F/CNPJ do usuário e no número da conta quando houver “fundada suspeita de fraude”. As informações serão compartilhadas com as demais instituições financeiras como mecanismo de prevenção a fraude.
- Ampliação do uso de informações para fins de prevenção à fraude: informações de notificação de fraude estarão disponíveis para todos os usuários PIX, que poderão utilizar essas informações para abrir contas, por exemplo.
- Mecanismos adicionais para proteção de dados: os mecanismos adotados pelos bancos devem ser, no mínimo, iguais aos do Banco Central. Os bancos também vão precisar definir procedimentos de identificação e tratamento em caso de excessivas consultas dechaves PIX.
Ainda sobre o limite de transações noturnas, o usuário que desejar aumentar o valor vai precisar solicitar ao banco onde possui conta e a instituição tem até 24h para atender a demanda. Essa medida não vale para contas jurídicas, apenas pessoas físicas.
LEIA MAIS: