PIX por aproximação: saiba se seu celular é habilitado 1y6t54
A limitação de plataforma se deve a ausência de registro de outras carteiras digitais no Banco Central 3t2n6z
Nova modalidade de pagamento sem contato, o PIX por aproximação já está disponível nas instituições financeiras a partir desta sexta-feira (28). No entanto, o recurso está disponível apenas para dispositivos Android que utilizam o Google Pay. Entenda na reportagem.

Leia mais n1u6n
Segundo o BC (Banco Central do Brasil), as principais instituições financeiras e de pagamento deverão possibilitar que seus clientes vinculem suas contas em carteiras digitais que ofereçam o recurso para pagamentos utilizando o PIX.
A limitação de plataforma se deve a ausência de registro de outras carteiras digitais no Banco Central, que no momento habilitou apenas o Google Pay.
O Pix por aproximação funciona da seguinte forma:
- A maquininha exibe o QR Code e transmite os dados do pagamento via NFC.
- O pagador aproxima o celular da maquininha e confere as informações do pagamento que aparecem na tela (o celular deve ser aproximado no mesmo local em que o usuário aproximaria o cartão).
- Em seguida, a pessoa confirma os dados e autoriza a transação utilizando o método de desbloqueio do seu celular (senha, biometria ou reconhecimento facial).
O sistema funciona através do NFC (Near-Field Communication), sendo necessário que o celular do cliente possua essa tecnologia, e que o dispositivo do recebedor esteja habilitado para aceitar esse tipo de transação. Além disso, para possibilitar a comunicação entre as instituições, o cliente precisa estar conectado à internet.
Conforme o BC, a aceitação do PIX por aproximação pelas maquininhas também é facultativa, pois é necessário habilitar o equipamento para essa nova funcionalidade.