Boom imobiliário: Cuiabá vende mais de 10 mil imóveis em 2024 3x1g2p
O crescimento do setor foi impulsionado pelo bom desempenho da economia local. 1wb1d
O setor imobiliário de Cuiabá registrou um desempenho positivo em 2024, com uma movimentação financeira de R$ 4,677 bilhões, um crescimento de 8,61% em relação ao ano anterior.
Os dados são do levantamento dos Indicadores do Mercado Imobiliário, realizado pelo Sindicato da Habitação de Mato Grosso (Secovi-MT) e divulgado pela Fecomércio-MT.

Segundo o presidente do Secovi-MT e vice-presidente da Fecomércio-MT, Marco Pessoz, o crescimento do setor foi impulsionado pelo bom desempenho da economia local.
“Foi um ano que apresentou, em geral, indicadores estáveis e favoráveis, em razão da boa economia local, como emprego em alta e uma tendência de recuperação do agro, o que refletiu diretamente no bom desempenho do mercado imobiliário em Cuiabá.”
Apesar dos resultados positivos, Guido Grando Junior, responsável técnico pelas pesquisas e vice-presidente do Secovi-MT, alerta que o cenário para 2025 pode ser desafiador devido a fatores econômicos nacionais.
“Em 2025, os desafios que se apresentam podem ser mais críticos, com a contínua alta de juros, que pode atravancar o desempenho do mercado de imóveis não somente na capital, mas em todo o estado.”
Ele acrescenta que o crescimento do setor pode ser mais moderado neste ano, influenciado por fatores como política monetária e ajustes fiscais.
Vendas e financiamentos imobiliários em alta 204fn
O volume de imóveis vendidos ou comprados em Cuiabá também apresentou crescimento significativo em 2024, com um aumento de 9,14% em relação a 2023, totalizando 10.216 unidades comercializadas.
Entre as regiões da capital, a Oeste liderou as vendas, com 3.500 imóveis comercializados, seguida pela Leste, que registrou 3.109 unidades vendidas.
O financiamento imobiliário também avançou no comparativo anual, com um aumento de 20,11%, totalizando R$ 847 milhões em 2024. Esse valor representou 18,11% do total transacionado, um crescimento de 12,59% em relação ao ano anterior.
Expectativa para 2025 6m3x1m
Apesar dos desafios esperados, representantes do setor imobiliário acreditam que o mercado continuará em um patamar positivo, ainda que com possíveis ajustes no ritmo de crescimento.
O estudo sobre a evolução do mercado imobiliário em Cuiabá é realizado desde 2015 pelo Secovi-MT, em parceria com a Secretaria de Fazenda do município, com base nos dados do ITBI. A pesquisa também conta com o apoio da Fecomércio-MT.