5 hábitos financeiros que irão melhorar a sua vida 26731
Escolher um dia para checar o controle financeiro ou fazer um balanço no fim do mês podem fazer toda a diferença na sua vida financeira 4z3y3s
Quando falamos sobre uma vida financeira organizada, alguns hábitos são imprescindíveis para se conquistar o equilíbrio nas suas finanças.
Hoje vamos falar de 5 hábitos financeiros para incluir na sua rotina que não vão tomar muito do seu tempo, mas que vão adiantar muito sua vida e te aproximar, e muito, da sua independência financeira.

- Escolha um dia da semana para checar o seu controle financeiro
E o que é um “Controle Financeiro”? Nada mais é do que a anotação de todo dinheiro que entra e anotação de todo dinheiro que sai do seu orçamento mensal.
Sempre nos perguntam qual o melhor controle financeiro que existe? E a resposta é bem simples, aquele que melhor se adapta a você. Se você tem facilidade com tecnologia, hoje existem muitos aplicativos que ajudam no controle orçamentário mensal, além, também, das já conhecidas planilhas de gestão de gastos. Mas se você é daqueles que gosta de fazer anotações num papel, sem problema nenhum.
O importante é que você crie o hábito de verificar esse controle financeiro, pelo menos, uma vez por semana. Porque caso você deixe para fazer essa verificação num intervalo maior de tempo, por exemplo, uma vez por mês, você acaba deixando ar muita coisa do dia a dia e, fatalmente, vai levar mais tempo para corrigir algum erro que esteja acontecendo.
Entretanto, se você criar o hábito de fazer isso toda semana, por exemplo, toda segunda-feira ou todo sábado, não importa o dia, você consegue identificar esse desvio mais rápido. E quando definir qual dia será já inclua na sua agenda todos os dias escolhidos para garantir a disciplina de cumprir essa atividade até que isso se transforme num hábito.
Quando você faz esse acompanhamento semanal caso você identifique que os gastos ultraaram, durante a semana, aquilo que foi planejado, por exemplo, com carro de aplicativo, na próxima semana, você pode procurar encontrar formas de “maneirar” neste gasto recorrendo a outro tipo de transporte para não gastar tanto. Se você deixar para fazer este acompanhamento somente no final do mês, provavelmente, o gasto já se acumulou muito além do que foi planejado, e o pior, sem que você tenha percebido.
Importante é estar sempre de olho no controle e verificar se você vai ter recurso suficiente para pagar todos os próximos gastos. E, mais uma coisa, é importante também olhar das semanas e dos meses seguintes.
Para aqueles que são mais descontrolados é preferível pagar todas as contas quando receber o salário para evitar arriscar gastar aquele dinheiro com outras coisas, deixando as contas sem pagar. Isso garante que você não cairá na tentação de desviar o dinheiro daquilo que você planejou fazer com ele para alguma outra finalidade.
- Balanço de fim de mês
Mesmo que você adquira o hábito de verificar o seu controle financeiro toda semana, ainda é preciso que você faça uma verificação um pouco mais detalhada e extensa quando terminar um determinado mês.
Todo dia primeiro do mês seguinte é importante que você reserve um pequeno tempo, pode ser 10 minutos, isso porque você já vai ter tudo anotado de seus acompanhamentos semanais, você deve checar tudo o que você gastou e checar, também, quanto recebeu.
Para aquelas pessoas que são autônomos ou profissionais liberais, é importante ter o controle de quanto faturou no mês anterior, até para poder projetar quanto desejam faturar no próximo mês. Esse acompanhamento permite objetivos mais claros e capacidade de medir se a entrada de recurso do mês anterior não foi suficiente para pagamento de todas as despesas. E, assim, definir quais estratégias você pode adotar para que no próximo mês isso não se repita, ou seja, quais ações você pode implementar, no mês corrente, para melhorar o faturamento para o mês seguinte.
Com os gastos é o mesmo, se você entender que gastou demais é momento de reavaliar as necessidades. Por exemplo, olhar sua despensa e geladeira e avaliar se jogou muita coisa fora, ou de repente, se valeu a pena aproveitar aquela promoção e o mais simples, verificar tudo o que está na sua despensa para evitar comprar aquilo que você já tem no armário.
Nesse levantamento o interessante não é olhar somente para os números, mas, também, olhar para as despesas e avaliar quais foram aquelas que valeram a pena e as que não fizeram sentido e, obviamente, não as repetir.
- Necessidades primeiro, desejos depois
Apesar de todo mundo saber que as necessidades devem vir em primeiro lugar no controle do orçamento, muitas vezes essa “regrinha” fica esquecida e acaba ficando para trás na vida real. E, por que isso acontece?
Infelizmente, a maioria das pessoas, no momento de eleger prioridades, acaba priorizando os “desejos” e não as necessidades.
Digamos que você tem uma necessidade de ir ao dentista, mas o seu desejo, já há algum tempo, é comprar aquela bolsa ou aquele tênis dos sonhos e ao invés de atender a sua necessidade de cuidar dos dentes você emprega aquele dinheiro que seria destinado ao pagamento do dentista para comprar o seu objeto de desejo, ou seja, você atendeu ao seu desejo. Aquilo que você quer é um desejo e o que você precisa é uma necessidade, e sempre a necessidade deve pesar mais do que o desejo. Necessidade em primeiro lugar, sempre!
- Estabelecer valores para os pequenos luxos
Uma vida financeira saudável é uma vida equilibrada.
Isso demanda uma medida justa entre o pagamento de suas contas e a possibilidade de você também conseguir realizar algo que lhe traga satisfação, mesmo que seja pouco, isso é necessário.
O ideal é que você pague suas contas e defina uma quantia para você poder gastar consigo mesmo e defina também quando vai fazer isso. Digamos que você chegue à conclusão de que vai guardar R$ 200,00 por mês para comprar algo que você quer muito ou porque quer ir a um bom restaurante.
Marque na sua agenda o dia que você vai fazer isso e, nesses dias que faltam, quando você tiver vontade de gastar com alguma coisa, lembre-se do seu objetivo.
- Reserve um tempo para aprender sobre finanças
Hoje em dia, na internet, existe muito conteúdo de qualidade nos quais você pode aprender a respeito tudo, em qualquer horário do dia ou da noite, aos sábados, domingos ou feriados. Contudo, essa liberdade de dia e horário, acaba nos afastando de um compromisso e acabamos não fazendo nada.
Portanto, o ideal é que você programe um dia e um horário para você aprender sobre finanças e isso não vale só para a internet. Se você tiver um livro que comprou sobre finanças ou algo do tema e ainda não leu, reserve um dia da sua semana para que você se dedique a aprender. E isso não se aplica somente a finanças, isso é no geral.
Reveja cada tópico acima e faça uma reflexão sobre aquilo que você já incorporou na sua rotina e aquilo que você ainda precisa avançar. A princípio, tudo parece muito complicado e difícil de vivenciar, mas, acredite, este é o caminho.
Todos concordamos que não é muito fácil e prazeroso o caminho para alcançar sua vida financeira saudável, equilibrada e que te proporcione a liberdade desejada, mas, em contrapartida, sabemos também que abrir mão deste caminho trilhado a base de foco, disciplina e algumas renúncias necessárias pode te afastar do ponto onde você deseja chegar.
Para isso, faças as contas!