"Trem do Pantanal" é tema de estudo em universidade da Espanha 326uj
Doutorando de Mato Grosso do Sul, Flávio Faccioni, levou canção e estudo para universidade espanhola o5x5d
“Enquanto este velho trem atravessa o pantanal
Só meu coração está batendo desigual
Ele agora sabe que o medo viaja também
Sobre todos os trilhos da terra”
Difícil um sul-mato-grossense não conhecer esses versos. Escritos por Geraldo Roca e Paulo Simões em 1975, famosos na voz de Almir Sater, eles integram a música Trem do Pantanal, provavelmente o principal hino do estado.

Toda essa trajetória importante da canção na construção da identidade sul-mato-grossense é estudada com afinco pelo doutorando em letras da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), Flávio Faccioni.
“Desde o mestrado me interesso pelas músicas. Elas são muito presentes na minha vida. Um dos cantores que eu mais me interessei foram o Almir Sater, Paulo Simões e Geraldo Espíndola, no mestrado. Agora, eu me aprofundei mais no Paulo Simões e nos outros parceiros que ele tem”, explica.
Durante o estudo na UFMS, Flávio foi selecionado para um doutorado sanduíche na faculdade de filologia da Universidade de Santiago de Compostela na Espanha. Nesta etapa, o estudante de pós graduação realiza parte de seu trabalho em uma universidade no exterior. No caso do Flávio, ele foi financiado pela Capes (Coordenação de aperfeiçoamento de pessoal de nível superior).
“Aqui na Universidade eu consegui lapidar um pouco mais o que eu vou fazer no doutorado, voltando para o Brasil, ainda tenho dois anos, com a escrita da minha tese, que nesse momento é sobre a Construção da Cultura do Estado de Mato Grosso do Sul. Porque temos uma problemática, depois da divisão do estado, um estado novo, e agora, o que é nosso, o que é a nossa cultura? E observo que esses compositores tem grande influência em relação a essa construção”, frisa.
Desse processo no doutorado sanduíche, Flávio desenvolveu também o vídeo intitulado “O camiño da cultura”, em que se discute o papel da música na construção da cultura de um povo, neste caso, o sul-mato-grossense. O vídeo conta com a participação do professor de Flávio na Espanha, o doutor Elias Torres Feijó.
No final do vídeo, ainda é possível ouvir um pouquinho da versão de Trem do Pantanal na voz do próprio Flávio, em três línguas diferentes, Galego, Castelhano e Português.
Confira: