Transcine comemora 10 anos com filmes protagonizados por artistas pretos 2053j
Sessão de cinema será neste sábado (20), a partir das 15h na Praça do Preto Velho, em Campo Grande 6y4w13
As comemorações dos 10 anos do coletivo “Transcine: Cinema em Trânsito” continuam neste mês de agosto com a segunda edição do projeto “Tô Ato Arte”. Vários filmes protagonizados por artistas pretos serão exibidos neste sábado (20), a partir das 15h, na Praça do Preto Velho, em Campo Grande.

Leia mais n1u6n
“A ideia, na verdade, é dar visibilidade às obras realizadas e protagonizadas por pessoas pretas de Campo Grande que estão fora do circuito comercial, e também mostrar o potencial de cada filme produzido dentro do cinema local”, explica uma das idealizadoras da Transcine, Mariana Sena.
Além da representatividade racial, o grupo tem a proposta de ser um espaço democrático de cultura.
“O cinema tem a capacidade de fazer o espectador se emocionar e refletir, portanto, é uma ferramenta muito poderosa para atingir as pessoas de maneira diferente e funciona como uma forte ferramenta educadora. Dar visibilidade a temas pertinentes da nossa sociedade pode ajudar na formação da personalidade das pessoas e gerar, também, o encorajamento no combate à essa aberração que é a discriminação racial”, ressalta a a produtora multimídia e também idealizadora do coletivo, Cátia Santos.
Programação n4q6p
Haverá participação de “O bar e a Banda”, que apresenta o duo musical Lucas Rosa e Felipe Ceará, performance com Barbara Albino; e a intervenção de graffiti de San Martinez.
Além disso, a praça terá uma feira com diversos produtos que vão do artesanato à gastronomia.
Estarão em cartaz obras como:
- As Invenções de Akins (Ulísver Silva)
- Luzes Debaixo (Tero Queiroz)
- A Margem é o Centro (Thauanny Maíra)
- Animações caseiras de obras experimentais (Loren Artesã)
- Emfrente! (Livia Lopes)
- Memórias da noite ada (Felipe Lourenço) e Baile (Patrícia Saravy)
“Um projeto como a Transcine que tem como missão levar o audiovisual da nossa região para diversos locais é essencial ter esse recorte das produções afro sul-mato-grossenses para mostrar a trajetória artística desse grupo e estimular outros cineastas da comunidade negra que é possível fazer cinema. Ter como referência e inspiração”, declara Ulísver Silva, autor do filme “As Invenções de Akins”.
Sessões futuras 1t2g3s
Aos cinéfilos de plantão, vale lembrar que ainda tem muito filme para entrar em cartaz na Transcine, pois o projeto “Tô Ato Arte” quer promover sessões até outubro, sempre no terceiro sábado de cada mês.
“Estamos celebrando com mostras de cinema por Campo Grande, com diversidade, valorizando o cinema local e nacional, ível e gratuito para a população. Exibir filmes é uma paixão e comemorar dez anos é motivo de muita alegria”, finaliza Mariana Sena.
“Tô Arte Ato” – 10 anos do Transcine: Cinema em Trânsito i1r61
Data: Sábado (20)
Horário: 15h
Local: Praça do Preto Velho – Avenida Fábio Zahran – Jardim Paulista