Descubra por que os doramas têm conquistado tantos fãs 6v5u23

Os doramas são produções que ficam entre as novelas brasileiras e os seriados norte-americanos, com poucos episódios e apenas uma temporada 1w112d

Se você é de algum serviço de streaming já deve ter se deparado com sugestões de doramas, os dramas asiáticos que conquistaram muitos fãs ao redor do mundo. Em linhas gerais, são produções que ficam entre as novelas brasileiras e os seriados norte-americanos, com poucos episódios e, normalmente, com apenas uma temporada. O PP conversou com fãs das produções para entender o que torna essas séries tão viciantes.

Bruna assiste doramas até no celular (Foto: Arquivo pessoal)
Bruna assiste doramas até no celular (Foto: Arquivo pessoal)

A bancária Sarah Valões teve o primeiro contato com doramas em 2019, quando a tia dela apresentou o drama chinês “Jardim de Meteoros”. Ela disse ter gostado, mas não conseguiu assistir outros porque estava naquele desafio de conciliar trabalho e estudo. 

Sarah Valões (Foto: Arquivo pessoal)
Sarah Valões (Foto: Arquivo pessoal)

Mas, em janeiro deste ano, durante uma visita à casa da mãe, ela foi convencida a assistir “Beleza Verdadeira”. Não demorou até que outros entrassem na lista. “Esse dorama é meu favorito até agora. Adoro a pureza e o respeito nas relações”, diz. 

“É uma coisa muito fofinha, sabe? Aquela coisa de demorarem para confessar o amor, de dar um abraço, eu acho muito fofinho isso”.

Sarah Valões

Romances envolventes 6n2040

Lívia Kobayashi (Foto: Arquivo pessoal)
Lívia Kobayashi (Foto: Arquivo pessoal)

A bióloga e esteticista Lívia Kobayashi, 36 anos, também foi atraída pela leveza das produções asiáticas. Ela começou assistindo “Pousando no Amor” e nunca mais parou.

“ Gosto de um romance açucarado e os doramas me proporcionam isso. Além disso, os looks das coreanas e os atores são maravilhosos. Que meu marido não leia isso”, brinca. 

Lívia Kobayashi.

Dentre os motivos que a fazem maratonar estão a forma como os romances se desenvolvem: lentamente. “Às vezes até dá raiva porque que é lento demais”. 

A dorameira já perdeu as contas de quantas novelas asiáticas assistiu, mas, não tem dificuldade em escolher seus favoritos. A lista inclui Pousando no Amor, Rainha das Lágrimas, Tudo Bem Não Ser Normal, Pretendente Surpresa, Flower of Evil e Match VIP.

Os protagonistas do dorama Pousando no Amor (Foto: Divulgação)
Os protagonistas do dorama Pousando no Amor (Foto: Divulgação)

Quem também já perdeu as contas de quantos doramas assistiu é Mikaela Santos, de 28 anos. A profissional de help desk sempre teve interesse na culinária asiática, então não demorou até ficar atraída também pelos doramas.

Ela entrou no mundo dos doramas em 2020 e continua desde então. “Eu tinha saído do serviço no começo da quarentena e, em casa, zapeando, vi o trailer de uma série que me chamou atenção. Era ‘Crash Landing On You’ ou, na tradução, ‘Pousando no Amor’. E olha, eu pousei foi nas lágrimas, viu?. Nunca chorei tanto vendo uma série e maratonei ela em 3 dias”, lembra.

Leia mais n1u6n

  1. Parece, mas não é: entenda a diferença entre doramas e k-dramas 4b6u2i

“Eu já assisti aos doramas da Coreia, da Tailândia, do Japão, de Taiwan, da China e das Filipinas. Dando uma olhada na minha lista, devo ter assistido em torno de 300 doramas.”

Questionada sobre o que mais a atrai nestas novelas, ela conta que, “na maioria das vezes, as atuações são impecáveis, você fica imerso na história e nem vê o tempo ar. E, falando em tempo, gosto que eles conseguem contar uma história bem desenvolvida em poucos episódios. Se comparados com outras séries, você não precisa esperar anos por outra temporada.”

Pratos feitos por Mikaela (Foto: Arquivo Pessoal)
Pratos feitos por Mikaela (Foto: Arquivo Pessoal)

A culinária asiática também é outro ponto levantado por ela. “Gosto muito de cozinhar e, vendo os doramas, eu ficava morrendo de vontade de provar as comidas. No começo, era difícil achar onde encontrar os ingredientes, mas com algumas pesquisas, encontrei pela internet alguns ingredientes e consegui reproduzir alguns pratos”.

A servidora pública Bruna Aquino, de 28 anos, também faz parte do time dos dorameiros.

Ela resolveu “dar uma chance” para uma sugestão do aplicativo de streaming e foi amor ao primeiro play. “O primeiro que apareceu para eu assistir foi ‘Pousando no Amor’. E aí eu comecei a assistir e, desde o primeiro episódio, eu fiquei assim encantada, apaixonada. Foi totalmente diferente do que eu já tinha assistido na vida. E aí, depois do primeiro episódio, eu nunca mais parei de assistir.”

Bruna Aquino faz o coração dos dorameiros (Foto: Arquivo pessoal)
Bruna Aquino faz o coração dos dorameiros (Foto: Arquivo pessoal)

Na lista dela, constam mais de 30 doramas. “Cada dorama que eu assisto é algo único, eu fico totalmente encantada. Lógico que tem alguns que a gente para no meio do caminho e abandona, mas faz parte”, diz, antes de revelar o número 1 da sua lista de preferência.

“O primeiro para mim sempre vai ser, não importa qual apareça, ‘Pousando no Amor’, porque foi o primeiro que virei dorameira mesmo.”, conta.

FALE COM O PP 6s423v

Para falar com a redação do Primeira Página em Mato Grosso do Sul, mande uma mensagem pelo WhatsApp. Curta o nosso Facebook e nos siga no Instagram.

Comentários (2) 3f1c4k

  • [email protected]

    Tenho 74 anos e foi minha filha que me falou dos doramas, com eu já estava quase elouquecendo com assunto de política, ela me falou: mãe vai ver os doramas e deixa política. Foi o que fiz desde janeiro 2023.ja perdi a conta dos doramas que já assisti. Gosto muito dos Coreanos e Chineses eles são muito fofos e lindos. Um dos que gostei muito foi Beleza verdadeira e Olá sr Gu chines.

  • Gilda Conceição Bernardes

    Tenho 74 anos e foi minha filha que me falou dos doramas, com eu já estava quase elouquecendo com assunto de política, ela me falou: mãe vai ver os doramas e deixa política. Foi o que fiz desde janeiro 2023.ja perdi a conta dos doramas que já assisti. Gosto muito dos Coreanos e Chineses eles são muito fofos e lindos. Um dos que gostei muito foi Beleza verdadeira e Olá sr Gu chines.

Leia também em Cultura! 4g5t3u

  1. FIT Pantanal 2025 destaca turismo e preservação em evento gratuito 4p5p1n

    A Feira acontece de 5 a 8 de junho e promove negócios...

  2. Bandeirinhas de festa junina em CG

    Festa Junina: confira onde tem arraial em Campo Grande 7076x

    Quem pediu Festa Junina aí? Campo Grande já tem vários eventos confirmados,...

  3. Cultura popular é destaque em show gratuito do Flor Ribeirinha neste domingo em Cuiabá 241n6k

    O grupo Flor Ribeirinha apresenta neste domingo (25), às 19h, o espetáculo...

  4. Movimento na Praça da Bolívia, durante mais uma edição da Feira da Bolívia domingo (Foto: Tom Dias)

    O que fazer no domingo? Veja aqui as atrações culturais em Campo Grande 1y1t1q

    Primeira Página traz a programação perfeita para você aproveitar ao máximo seu...

  5. Sábado

    De forró ao rock: programação cultural anima o sábado em MS 3v4s6g

    Sábado tem programação com rock, forró, espetáculos e brincadeira pra criançada. Tem...

  6. Tá lendo o quê, explora a obra "Usina" de José Lins do Rego 6s6g52