Três dias de despedida: começa o velório do papa Francisco 2z208
Cerca de 20 mil fiéis acompanharam a chegada do corpo do santo padre à Basílica de São Pedro, no Vaticano 5569z
Começou nesta quarta-feira (23) o velório do papa Francisco, que é aberto ao público. Cerca de 20 mil fiéis acompanharam a chegada do santo padre à Basílica de São Pedro, no Vaticano, onde o corpo ficará até sábado (26), dia marcado para o funeral.

Desde segunda-feira (21), o corpo do papa estava na capela da residência de Santa Marta, onde Francisco viveu durante o seu papado.
Nesta quarta-feira, por volta das 5 horas do horário de Brasília, a cerimônia de despedida começou ainda em Santa Marta, com as orações introdutórias. Depois, o corpo foi levado em procissão pela Via della Sacrestia, pela Praça dos Protomártires Romanos e, por fim, para a Praça São Pedro pelo Arco dos Sinos.
Ao longo do percurso, mais de 20 mil fiéis saudaram o papa.
A procissão terminou dentro da Basílica e, em frente ao Altar da Confissão, local em que o caixão foi colocado no chão para homenagem dos fiéis. O velório será aberto ao público até a noite de sexta-feira (25).
Leia mais n1u6n
No sábado, 26 de abril, às 10h no horário do Vaticano e às 5 horas no horário de Brasília, será celebrada a Missa das Exéquias, que marca o primeiro dia do novenário, os nove dias de luto. A celebração ocorrerá no átrio da Basílica de São Pedro e será presidida pelo cardeal Giovanni Battista Re, decano do Colégio Cardinalício.
Ao final da celebração eucarística, ocorrerão os ritos da Última Commendatio e da Valedictio — despedidas solenes que marcam o encerramento das exéquias. Em seguida, o caixão do Papa será levado novamente para o interior da Basílica de São Pedro e, de lá, transferido para a Basílica de Santa Maria Maior, onde será realizada a cerimônia de sepultamento.