Ex-secretária de Educação deixou legado na história de MS 364wq
Leocádia estava no último ano de Direito e terminando de escrever seu livro 6v3g4h
Ex-secretária de Educação, a morte da professora Leocádia Aglaé Petry Leme, de 73 anos, repercutiu em colegas e locais por onde Leocádia deixou seu legado.

Reitora da Uniderp dos anos 2012 a 2017, logo que saiu do cargo, Leocádia voltou como aluna, para estudar Direito. Estava no quinto ano, prestes a se formar.
“É com pesar que Anhanguera/Uniderp recebe a notícia do falecimento. Ela também teve sua trajetória marcando o ensino privado de Mato Grosso do Sul”, disse o reitor Taner Bitencourt.
A Uniderp decretou luto oficial de três dias.
LEIA MAIS:
- VÍDEO: câmera flagrou acidente que matou ex-secretária de Educação de MS
- Ex-secretária de Educação de MS morre atropelada por motociclista sem CNH
Ex-secretária de Educação 6x1e55
A ex-secretária estadual de Educação de Mato Grosso do Sul morreu na noite desse domingo (20), momentos depois de ser atropelada por uma motocicleta. O acidente aconteceu em trecho da Rua 25 de Dezembro, no Centro de Campo Grande.
Imagens gravadas do acidente mostram Leocádia caminhando pela calçada quando decide atravessar. Ela chega a olhar rapidamente para o lado, mas continua atravessando, e é surpreendida pela motocicleta, pilotada por um rapaz de 24 anos.
Logo depois de atingida, Leocádia chegou a ser levada pela moto por alguns metros. Ela foi socorrida e levada para a Santa Casa, onde precisou ser intubada e acabou sofrendo parada cardiorrespiratória. O óbito foi confirmado às 20h35, conforme informações da assessoria de imprensa do hospital.
Legado na educação 5l5l3e
Leocádia foi Secretária Estadual de Educação de 1991 a 1994 e depois reitora da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) entre 1994 e 2003.
Em nota, o Governo do Estado lamenta o falecimento e ressalta o trabalho da professora como uma das responsáveis pelo desenvolvimento da UEMS, além de todos os importantes serviços prestados à educação do Estado.
“Lamentamos esta irreparável perda e deixamos os mais sinceros sentimentos para a família dessa profissional que tanto lutou pela qualidade da Educação de Mato Grosso do Sul”, diz a Secretária de Estado de Educação, Maria Cecília Amêndola da Motta.
Leocádia também atuou no Conselho Estadual de Educação sendo vice-presidente de 2007 até 2009. A entidade se manifestou dizendo o quanto Leocádia significou para a história do Estado.
“Ela deixou nesta casa muitos exemplos de sua sabedoria e luta em prol da educação de qualidade para os estudantes da Rede Estadual de Ensino. Foi uma grande líder e condutora de políticas públicas de excelência em nosso Estado”, afirmou a vice-presidente do Conselho, Profa. Dra. Celi Corrêa Neres.
Leocádia estava escrevendo um livro relatando a experiência de trabalhar em diferentes perfis de Instituições de Ensino: pública, familiar, de capital aberto, e também no Governo.
O velório de Leocádia será nesta terça-feira (22), a partir das 6h no Cemitério Jardim das Palmeiras, na Avenida Tamandaré, 6.934.