Ex-secretária de Educação deixou legado na história de MS 364wq

Leocádia estava no último ano de Direito e terminando de escrever seu livro 6v3g4h

Ex-secretária de Educação, a morte da professora Leocádia Aglaé Petry Leme, de 73 anos, repercutiu em colegas e locais por onde Leocádia deixou seu legado.

Leocádia Leme, ex-secretária estadual de Educação de MS, morreu após ser atropelada (Foto: Reprodução/Redes sociais)
Leocádia Leme, ex-secretária estadual de Educação de MS, morreu após ser atropelada (Foto: Reprodução/Redes sociais)

Reitora da Uniderp dos anos 2012 a 2017, logo que saiu do cargo, Leocádia voltou como aluna, para estudar Direito. Estava no quinto ano, prestes a se formar.

“É com pesar que Anhanguera/Uniderp recebe a notícia do falecimento. Ela também teve sua trajetória marcando o ensino privado de Mato Grosso do Sul”, disse o reitor Taner Bitencourt.

A Uniderp decretou luto oficial de três dias.

LEIA MAIS:

Ex-secretária de Educação 6x1e55

A ex-secretária estadual de Educação de Mato Grosso do Sul morreu na noite desse domingo (20), momentos depois de ser atropelada por uma motocicleta. O acidente aconteceu em trecho da Rua 25 de Dezembro, no Centro de Campo Grande.

Imagens gravadas do acidente mostram Leocádia caminhando pela calçada quando decide atravessar. Ela chega a olhar rapidamente para o lado, mas continua atravessando, e é surpreendida pela motocicleta, pilotada por um rapaz de 24 anos.

Logo depois de atingida, Leocádia chegou a ser levada pela moto por alguns metros. Ela foi socorrida e levada para a Santa Casa, onde precisou ser intubada e acabou sofrendo parada cardiorrespiratória. O óbito foi confirmado às 20h35, conforme informações da assessoria de imprensa do hospital.  

Legado na educação 5l5l3e

Leocádia foi Secretária Estadual de Educação de 1991 a 1994 e depois reitora da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) entre 1994 e 2003.

Em nota, o Governo do Estado lamenta o falecimento e ressalta o trabalho da professora como uma das responsáveis pelo desenvolvimento da UEMS, além de todos os importantes serviços prestados à educação do Estado.

“Lamentamos esta irreparável perda e deixamos os mais sinceros sentimentos para a família dessa profissional que tanto lutou pela qualidade da Educação de Mato Grosso do Sul”, diz a Secretária de Estado de Educação, Maria Cecília Amêndola da Motta.

Leocádia também atuou no Conselho Estadual de Educação sendo vice-presidente de 2007 até 2009. A entidade se manifestou dizendo o quanto Leocádia significou para a história do Estado.

Vice-presidente do Conselho Estadual de Educação, Celi Corrêa Neres fala da importância do trabalho de Leocádia na história de MS.

“Ela deixou nesta casa muitos exemplos de sua sabedoria e luta em prol da educação de qualidade para os estudantes da Rede Estadual de Ensino. Foi uma grande líder e condutora de políticas públicas de excelência em nosso Estado”, afirmou a vice-presidente do Conselho, Profa. Dra. Celi Corrêa Neres.

Leocádia estava escrevendo um livro relatando a experiência de trabalhar em diferentes perfis de Instituições de Ensino: pública, familiar, de capital aberto, e também no Governo.

O velório de Leocádia será nesta terça-feira (22), a partir das 6h no Cemitério Jardim das Palmeiras, na Avenida Tamandaré, 6.934.

Leia também em Cotidiano! 12185f

  1. Diversão, cultura e esporte: veja o que fazer em Cuiabá e região neste fim de semana 5n5310

  2. Sebastião Salgado

    No Pantanal, Sebastião Salgado viveu sonho e concluiu projeto de uma vida 3e6q3d

    Sebastião Salgado esteve pela primeira vez no Pantanal, em 2011. ...

  3. incêndio homex

    Incêndio destrói casa de catador de reciclagem em Campo Grande 576o11

    Catador de reciclagem perde tudo em incêndio que começou durante a madrugada...

  4. Morre Sebastião Salgado

    Ícone da fotografia, morre Sebastião Salgado aos 81 anos ki6j

    O fotógrafo brasileiro, Sebastião Salgado, considerado um dos mais importantes do mundo,...

  5. Atraso nos Correios gera prejuízo e frustração em MS 682p3i

    Nas últimas semanas, um número crescente de consumidores tem relatado atrasos significativos...

  6. Equipamentos da chiparia destruídos pelo fogo

    “Meu mundo desabou”: chiparia busca recomeço após fogo destruir sonho 685xn

    Uma chiparia no bairro Tijuca teve a cozinha destruída por um incêndio....