Dom Dimas destaca sintonia com Papa Francisco: “muito acolhedor” 3c5b66

Arcebispo de Campo Grande falou do convívio com Francisco nesta segunda-feira (21), horas depois da confirmação da morte do papa 4f3u65

O mundo se despede de Jorge Mario Bergoglio, o papa Francisco. Por todos os países, homenagens são feitas ao homem que por 12 anos liderou a Igreja Católica. Em Mato Grosso do Sul, não é diferente. Para Dom Dimas Lara Barbosa, arcebispo metropolitano da Arquidiocese de Campo Grande, o santo padre sempre será lembrado pelo seu jeito acolhedor.

Veja entrevista com arcebispo de Campo Grande, Dom Dimas Lara Barbosa, sobre a morte do Papa Francisco (Crédito: Giovanna Dauzacker e Sérgio Saturnino)

Dom Dimas falou do convívio com Francisco nesta segunda-feira (21), horas depois da confirmação da morte do papa.

“Nossa caminhada começou em 2007, quando eu fui eleito para a Secretaria-Geral da CNBB. E aí aconteceu a Conferência de Aparecida, a quinta Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano e Caribenho. O Papa Bento veio para a abertura, celebrou a canonização do Frei Galvão, depois fomos para Aparecida e lá amos 16 dias juntos pensando o futuro da evangelização na igreja no Brasil e na América Latina e Caribe. E o cardeal Bergoglio, ainda arcebispo de Buenos Aires, era o chefe de redação”.

Dom Dimas Lara Barbosa
Papa Francisco morre aos 88 anos (Foto: Reprodução/Vatican News)
Papa Francisco morre aos 88 anos (Foto: Reprodução/Vatican News)

A missão na CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) garantiu a Dom Dimas uma proximidade anual com o papa. De todos os encontros, a imagem que fica é o jeito acolhedor e simples de tratar a todos.

“Muito acolhedor. A gente podia falar do assunto que quisesse. Muito informal. A última vez que nós nos encontramos foi há 3 anos, quando os bispos do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul foram a Roma”.

Dom Dimas Lara Barbosa

Leia mais n1u6n

  1. Papa Francisco morre aos 88 anos 461412

  2. Canonização de Carlo Acutis é suspensa após morte do papa Francisco 6w17e

Como todos os fiéis do mundo, Dom Dimas afirma viver um misto de sentimentos com a morte de Francisco.

Arcebispo de Campo Grande, Dom Dimas Lara Barbosa, fala sobre morte do Papa Francisco (Foto: Sérgio Saturnino)
Arcebispo de Campo Grande, Dom Dimas Lara Barbosa, fala sobre morte do Papa Francisco (Foto: Sérgio Saturnino)

“Sem dúvida alguma, ele vai fazer falta, mas ao mesmo tempo, hoje é dia de festa. Festa no céu e para aqueles que têm esperança, sem dúvida a festa também aqui. Ele fez a agem um dia depois da ressurreição de Cristo. A festa da Páscoa é tão importante que, durante 8 dias, a igreja celebra como se fosse um único dia. É a oitava de Páscoa. Então ele faleceu realmente na segunda-feira da oitava da Páscoa”.

Dom Dimas Lara Barbosa
Arcebispo de Campo Grande, Dom Dimas Lara Barbosa, durante missa no Mosteiro Cisterciense Nossa Senhora Aparecida no dia da morte do Papa Francisco (Foto: Sérgio Saturnino)
Arcebispo de Campo Grande, Dom Dimas Lara Barbosa, durante missa no Mosteiro Cisterciense Nossa Senhora Aparecida no dia da morte do Papa Francisco (Foto: Sérgio Saturnino)

O papa Francisco morreu nesta segunda, às 2h35 do horário de Brasília, 7h35 no horário do Vaticano. O pontífice, que tinha 88 anos, foi o líder da Igreja Católica durante 12 anos.

Nascido em 17 de dezembro de 1936 em Buenos Aires, na Argentina, Francisco foi o primeiro papa latino-americano da história. Ele também foi o primeiro pontífice da era moderna a assumir o papado após a renúncia do seu antecessor e, ainda, o primeiro jesuíta no posto.

Ele foi escolhido em 13 de março de 2013, durante o segundo dia do conclave para eleger o substituto de Bento XVI.

Luto em Campo Grande 4hp3h

Aos poucos, a igreja em Campo Grande manifesta luto pela morte do papa Francisco. No Santuário Estadual de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro a missa das 19 horas será em homenagem ao santo padre. Além disso, a bandeira do Vaticano ficará hasteada a meia altura. Confira nota:

O Santuário Estadual de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, com profundo pesar e em espírito de comunhão com toda a Igreja, comunica o falecimento do Santo Padre, Papa Francisco, ocorrido na manhã desta segunda-feira (21), aos 88 anos de idade.

Em sinal de luto e reverência, informamos que a bandeira do Vaticano, hasteada em nosso Santuário por ocasião do Ano Jubilar, permanecerá a meia altura durante uma semana, até a finalização dos ritos fúnebres em Roma.

Convidamos todos os fiéis a se unirem em oração pelo descanso eterno do Santo Padre. A Santa Missa das 19h de hoje será celebrada com a intenção especial pelo sufrágio da alma do Papa Francisco, pedindo ao Senhor que o acolha na eternidade com misericórdia e paz.

FALE COM O PP 6s423v

Para falar com a redação do Primeira Página em Mato Grosso do Sul, mande uma mensagem pelo WhatsApp. Curta o nosso Facebook e nos siga no Instagram.

Leia também em Cotidiano! 12185f

  1. Diversão, cultura e esporte: veja o que fazer em Cuiabá e região neste fim de semana 5n5310

  2. Sebastião Salgado

    No Pantanal, Sebastião Salgado viveu sonho e concluiu projeto de uma vida 3e6q3d

    Sebastião Salgado esteve pela primeira vez no Pantanal, em 2011. ...

  3. incêndio homex

    Incêndio destrói casa de catador de reciclagem em Campo Grande 576o11

    Catador de reciclagem perde tudo em incêndio que começou durante a madrugada...

  4. Morre Sebastião Salgado

    Ícone da fotografia, morre Sebastião Salgado aos 81 anos ki6j

    O fotógrafo brasileiro, Sebastião Salgado, considerado um dos mais importantes do mundo,...

  5. Atraso nos Correios gera prejuízo e frustração em MS 682p3i

    Nas últimas semanas, um número crescente de consumidores tem relatado atrasos significativos...

  6. Equipamentos da chiparia destruídos pelo fogo

    “Meu mundo desabou”: chiparia busca recomeço após fogo destruir sonho 685xn

    Uma chiparia no bairro Tijuca teve a cozinha destruída por um incêndio....