Descubra quais cidades de MT têm mais favelas, segundo IBGE 5s17l
Segundo o IBGE, entre os critérios para a classificação está a falta de comprovação do título de propriedade da casa ou de um contrato de aluguel formal 2t5p4u
De acordo com os dados do Censo 2022, realizado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), mais de 16 milhões de brasileiros vivem em favelas, em 656 municípios. Em Mato Grosso, possui 81.895 habitantes moram em favelas. Descubra quais são as cidades do interior do Estado e os bairros que foram classificados como favela pelo IBGE.

Cáceres u6p6i
- Jardim Imperial
Rondonópolis 2mt3s
- Jardim Itapuã
- Vila Amizade
- Vila Mamed
Sinop 3t363y
- Jardim do Ouro
Nessa pesquisa, o IBGE está substituindo o termo “Aglomerados Subnormais”, que é adotado pelo instituto nos censos e pesquisas desde 1991, para uma nova denominação: “favelas e comunidades urbanas”.
Segundo o instituto, entre os critérios para a classificação está “predominância de domicílios com graus diferenciados de insegurança jurídica da posse”, ou seja, a falta de comprovação de título de propriedade da casa ou de um contrato de aluguel formal.
Além desse, se encaixam quem tem um ou mais critérios dos tópicos abaixo:
“ausência ou oferta incompleta de serviços públicos”, como falta de água encanada, esgoto, coleta de lixo, energia elétrica, pavimentação e iluminação pública, entre outros;
“predomínio de edificações, arruamento e infraestrutura que usualmente são autoproduzidos ou se orientam por parâmetros urbanísticos e construtivos distintos dos definidos pelos órgãos públicos”, ou seja, casas, ruas e infraestruturas que muitas vezes são construídas pelos próprios moradores, sem seguir as norma técnicas e padrões estabelecidos pela prefeitura;
- “localização em áreas com restrição à ocupação definidas pela legislação ambiental ou urbanística”, ou seja, algumas favelas estão localizadas em áreas de risco, como em morros ou áreas de preservação ambiental, por exemplo, e são consideradas inadequadas para ocupação humana por riscos de deslizamentos, inundações, entre outros.
O Censo 2022, divulgou também que a população das favelas são pessoas mais jovens do que do país como um todo. A idade média dos moradores de favelas é 30 anos.
Na classificação de cor ou raça, pardos representam 56,8% e pretos 16,1% e brancas 26,6%. Entre os 958.251 estabelecimentos, 7.896 eram de ensino, 2.792 de saúde e 50.934 estabelecimentos religiosos.
- Saiba se você mora em uma favela de Cuiabá, segundo o IBGE
- Censo aponta para a existência de 58 favelas em MT, sendo 47 em Cuiabá
- Saiba se você mora em uma favela de Várzea Grande, segundo o IBGE