1º museu subaquático de água doce é inaugurado em Bonito 5h1a30

Mato Grosso do Sul agora tem o primeiro museu subaquático de água doce do mundo. Ele foi inaugurado em Bonito, a 297,2 km de Campo Grande. O município é conhecido como um dos principais destinos do ecoturismo do Brasil. O local foi aberto ao publico no último dia 9 de outubro e conta com 12 […] 72522u

Mato Grosso do Sul agora tem o primeiro museu subaquático de água doce do mundo. Ele foi inaugurado em Bonito, a 297,2 km de Campo Grande. O município é conhecido como um dos principais destinos do ecoturismo do Brasil.

O local foi aberto ao publico no último dia 9 de outubro e conta com 12 estátuas feitas de malha de arame inoxidável e cimento pH neutro.

O museu subaquático está presente em um lago de água cristalinas na Nascente Azul e possui cerca de 4 mil m² e 4 m de profundidade. No local, já acontece a atividade do mergulho com cilindro.

O lago ainda possui águas correntes vindas direto da nascente e abriga uma rica biodiversidade aquática, com peixes de diferentes espécies, como o piraputanga, o pacu, o lambari, o dourado, o piau e tantos outros.

Segundo a empresa responsável pela atração, a ideia foi criar um espaço em que os artistas locais pudessem se expressar através de suas obras de arte.

Estátuas submersas do museu subaquático 47651f

Na primeira exposição, as estátuas submersas vão tratar de temas como a sustentabilidade e a preservação ambiental. A Nascente Azul, complexo de ecoturismo criado há mais de 10 anos, tem um forte trabalho de sustentabilidade e o respeito ao meio ambiente.

As obras de arte se juntam à natureza e serve de abrigo para os peixes. Por outro lado, o ecossistema local e a própria água, que possui uma alta concentração de calcário, vão aos poucos transformar essas peças. As estátuas serão lapidadas de forma única pela natureza, criando obras de arte ainda mais exclusivas, trabalhadas em conjunto pelo ser humano e pelo meio ambiente.

Para conhecer o museu subaquático, o visitante deverá realizar o mergulho com cilindro, uma das experiências já oferecidas na Nascente Azul. É o único mergulho do Brasil certificado emitido pela ABNT, que trata do sistema de gestão da segurança no turismo de aventura.

Conforme a empresa, o mergulho na Nascente Azul, por ser realizado em um ambiente controlado, não requer nenhum tipo de curso ou certificado prévio e é indicado inclusive para iniciantes. Os grupos, compostos por até quatro pessoas, são acompanhados por um instrutor credenciado e crianças a partir de 10 anos já podem mergulhar.

nascente azul daniel de granville2
Museu submerso fica em um lago de água cristalinas na Nascente Azul. (Foto: Daniel De Granville/Arquivo Pessoal)

Leia também em Cotidiano! 12185f

  1. Maracaju

    Maracaju cancela desfile de 101 anos por alta de síndromes gripais x2l1b

    A Prefeitura de Maracaju anunciou o cancelamento do desfile cívico em comemoração...

  2. Diversão, cultura e esporte: veja o que fazer em Cuiabá e região neste fim de semana 5n5310

  3. Sebastião Salgado

    No Pantanal, Sebastião Salgado viveu sonho e concluiu projeto de uma vida 3e6q3d

    Sebastião Salgado esteve pela primeira vez no Pantanal, em 2011. ...

  4. incêndio homex

    Incêndio destrói casa de catador de reciclagem em Campo Grande 576o11

    Catador de reciclagem perde tudo em incêndio que começou durante a madrugada...

  5. Morre Sebastião Salgado

    Ícone da fotografia, morre Sebastião Salgado aos 81 anos ki6j

    O fotógrafo brasileiro, Sebastião Salgado, considerado um dos mais importantes do mundo,...

  6. Atraso nos Correios gera prejuízo e frustração em MS 682p3i

    Nas últimas semanas, um número crescente de consumidores tem relatado atrasos significativos...