Pace, Fartlek e Coelho: entenda a linguagem dos atletas da Corrida de Reis 5l4v4p
Dominar a linguagem dos corredores é como ter uma chave para um novo mundo. 4m1g4s
A corrida de rua, especialmente em eventos como a 40ª Corrida de Reis, reúne milhares de apaixonados por esse esporte. Mas, para quem está começando ou não está familiarizado com o universo do running, a quantidade de termos técnicos pode ser um pouco intimidadora.
Pensando nisso, o Primeira Página conversou com Advan Moraes, professor do Sesi (Serviço Social da Indústria) de Várzea Grande, para desvendar essa linguagem e tornar o mundo das corridas mais ível a todos.

Por que aprender essa “nova língua”? 68i67
Conhecer a linguagem dos corredores ajuda você a se conectar com outros apaixonados por corrida e a participar de conversas sobre treinos, provas e equipamentos.
Muitos termos técnicos são essenciais para entender seu próprio corpo e ajustar seus treinos de acordo com as suas necessidades.
Alguns termos essenciais:
- Pace: O tempo que você leva para percorrer um quilômetro, ou seja, é como a velocidade, mas expresso em minutos por quilômetro.
“Por exemplo, em uma prova de 5 km que a pessoa termina em 30 minutos, o pace médio dela será de seis minutos. Isso significa que, a cada quilômetro, a pessoa gastou 6 minutos, em média, para percorrê-lo. Usamos a métrica do pace para estabelecer o ritmo de prova e também para definir os treinos. Como serão realizados os treinos? Como será feita a periodização desse atleta">Quero deixar minha opinião!