Rádio atravessa gerações e faz parte do cotidiano de muita gente 1l3f42
Nesta terça-feira (13) é Dia Mundial do Rádio; conheça detalhes de sua história, dados e as vozes da Morena FM que tanto cativa os ouvintes 506u3f
O Dia Mundial do Rádio é comemorado nesta terça-feira, 13 de fevereiro. Que tal conhecer um pouco mais sobre esse veículo tão precioso que completa 101 anos história? ??️

O rádio tem vários motivos para ser celebrado, enaltecido e valorizado, principalmente para nós, brasileiros. Sabe por quê? No Brasil, são mais de 100 anos de existência. E a primeira vez que os brasileiros ouviram rádio foi em 7 de setembro de 1922, numa transmissão durante a comemoração aos 10 anos da República do Brasil. Era a Rádio Sociedade, no Rio de Janeiro.
Leia mais n1u6n
Em Campo Grande, a audiência do rádio é maior do que os números nacionais. Para Antônio Alves, o Tunico, presidente da Associação das Emissoras de Rádio e Televisão de Mato Grosso do Sul, o rádio é um meio de comunicação que demonstrou muita resiliência. Ouça abaixo ?
“Nasceu em uma caixa de madeira, vira ório obrigatório nos carros, se populariza tornando-se portátil e, com as inovações tecnológicas, se populariza ainda mais com a internet e vira multiplataforma, ampliando o seu alcance. Aí vem o streaming e os podcasts, com conteúdos on demand. Ao invés de concorrer, esse formato se complementa, pois quem gosta de estar atualizado na primeira página continua conectado ao vivo, com muita informação e entretenimento em tempo real. Segundo a nova pesquisa do Kantar Mídia de 2023, 81% dos campos-grandenses ouvem rádio com frequência, acima da média nacional. Em outra pesquisa recente realizada pelo governo do estado, 70% das pessoas que ouvem rádio no Mato Grosso Sul confiam na notícia transmitida pelo seu comunicador”.
Antônio Alves
E tem gente que ainda acredita que o rádio “um dia vai morrer”. Para quem trabalha há quase 40 anos na área, prova totalmente o contrário, não é mesmo, Edgar Scaff? Escute abaixo a voz potente do comunicador do “Happy Hour” e coordenador da Rádio Easy, a Morena FM 107.1, em Campo Grande ?
“É uma emoção muito grande estar atrás do microfone todos os dias, podendo falar, levar a minha voz, levar as informações e músicas até você. São milhares e milhares de pessoas que diariamente ouvem o rádio. O rádio que jamais caiu de moda, muito pelo contrário. O rádio veio evoluindo junto com tudo que está aí que você vê hoje. O rádio foi acompanhando. E por isso estamos aí neste patamar de um grande sucesso. A grande maioria das pessoas em todo o mundo ouvem o rádio. O rádio ainda é um sucesso e tenho certeza que irá permanecer por muitos e muitos anos. Então a você que é fã, você que gosta, curte o rádio, a emoção, mexendo com a sua memória afetiva, muito obrigado por você estar junto com a gente, participando desse mundo mágico que o rádio leva até você todos os dias, através das ondas sonoras 107,1 aqui na nossa Morena FM. Grande abraço a todos vocês, continue curtindo o rádio porque o rádio é emoção.”
Edgar Scaff

Rádio atravessa gerações a644o
Mas como o rádio conseguiu atravessar gerações e continuar agradando as diferentes idades? Segundo o professor de Jornalismo, Oswaldo Ribeiro, ele soube se adaptar muito bem às transformações sociais, econômicas e tecnológicas. Dá play no áudio abaixo para ouvi-lo ?
“É um veículo que também soube conversar muito bem com o público nesse período, conseguir se adaptar a essas questões tecnológicas e conversar com o jovem e também com o público adulto que consome futebol. A gente vai encontrar o rádio com um poder muito grande ainda nas transmissões esportivas, e a gente pensa também que no público adulto, para prestação de serviço no trânsito, para prestação de serviço sobre emprego, renda, questões políticas e sociais que movimentam o dia a dia de uma cidade, de um estado e de um país, o rádio soube conversar com esses públicos muito tranquilamente, mudando junto com o público. É um veículo que serve também como companhia para as pessoas (…) O rádio consegue chegar, a gente vai pensar também nas grandes metrópoles em que o rádio faz parte do dia a dia das pessoas nos trajetos, principalmente ali no carro, no ônibus também e a partir disso se estabelecendo como um veículo importante na vida das pessoas, muito importante ali, de forma muito presente na nossa vida, no nosso cotidiano.”
Oswaldo Ribeiro
Mais números comprovam que o rádio está dentro de várias residências brasileiras ?
Uma pesquisa recente do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), dentro do módulo Tecnologia da Informação e Comunicação, da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, mostra que mais de 56% dos domicílios brasileiros possuíam o aparelho em 2022.
No recorte regional, o Sul lidera com a maior quantidade de residências com rádio (64,8%), seguido das regiões Sudeste (58%), Nordeste (54,9%), Centro-Oeste (47,5%) e Norte (46,8%). Na área rural, o percentual de domicílios chega a 58,2%.
IBGE
Vozes do rádio 1h6p28
Uma das belas vozes da Morena FM é de Vera Loio, comunicadora do “Viva Easy, Na Hora do Almoço”. Ela desvendou o mistério sobre como é feita a escolha das músicas da rádio. Será que existe uma playlist pronta?!
“Temos um programador musical”, declara Vera. “O Jair Segati”, completa. Aliás, Jair programa as músicas também na Centro América FM Easy, em Cuiabá (MT), além de fazer parte da locução da rádio de lá.
E a voz para o rádio? Ela deve ter um toque especial? “Ter uma voz agradável aos ouvidos, né? Ser uma pessoa bem comunicativa, que fale bem, que tenha essa questão do improviso”, completa Vera.

A repórter Vivian Krajewski produz matérias para o jornal Primeira Página, na Morena FM, que vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 6h30 às 8h.
“O que eu mais amo de verdade é poder levar uma contribuição para as pessoas e ouvir de uma resposta de um ouvinte falando: ‘Essa reportagem me ajudou muito, transformou a minha vida de uma forma’. Ouvir isso é muito recompensador”.
“A nossa linguagem é muito, muito fácil. É uma linguagem de conversa. É como se você já estivesse conversando ali com a sua mãe, com seu pai, e contando uma notícia, uma história. Então, reportar várias histórias no rádio hoje, para mim, é uma coisa muito gratificante. Mas o que mais me deixa feliz é poder contribuir com as pessoas, com os ouvintes”, afirma Vivian, que também pilota o Morena Móvel pelas ruas e avenidas de Campo Grande.
Ouvinte fiel ? 2l3o1r
Um dos ouvintes mais especiais da Morena FM é o professor Ivanir Casagranda, de 60 anos, que não a um dia sem escutar a 107.1. E é claro que ele deu o seu depoimento para o Dia Mundial do Rádio.
“Eu e a minha esposa somos grandes ouvintes da rádio. A Easy é fantástica! Escutamos pela manhã, tarde, à noite, não tem dia, não tem hora (…) É diferente. Ela dá um aconchego, as músicas nos cativam bastante, a forma de falar também dos locutores é muito bacana”.

Viva o rádio! ??️