Prefeitura constrói pista para empinar moto; prática é infração gravíssima nas ruas 276j6
Vídeo mostra diversos motociclistas empinando motos e fazendo manobras no local que tem, inclusive, espaço para telespectadores levarem suas cadeiras para assistirem ao "show" 1o2u2r
A pequena cidade de Vera, a 486 km de Cuiabá, ganhou destaque nas redes sociais após a inauguração de uma “pista do grau”, usada na realização de manobras e acrobacias em cima de uma motocicleta. Vídeos que circulam na internet mostram representantes do legislativo e da Polícia Militar inaugurando a pista de aproximadamente 150 metros. Veja:
No vídeo, é possível ver diversos motociclistas empinando motos e fazendo manobras no local, que tem inclusive espaço para telespectadores levarem suas cadeiras para assistirem ao “show”.
A inauguração reuniu dezenas de pessoas a cerca de 2 km do município, e uma delas é o presidente da Câmara de Vereadores, Eleandro Moreira.
Segundo ele, os recursos para a obra saíram dos cofres municipais, e teve como motivação suprir uma demanda da população, já que os motociclistas praticavam o esporte nas ruas da cidade.
“Tiramos os piás da rua, tiramos os riscos de acidente, porque sabemos que é uma prática perigosa, mas é um esporte radical. Hoje temos essa pista para atender esse público que gosta do automotivo de som, sem perturbar ninguém”, afirma.
O presidente da Câmara ainda disse que organiza uma reunião entre os representantes da Polícia Militar, Poder Judiciário, Executivo, Detran-MT e representantes dos motociclistas para discutir as questões que envolvem a segurança dos praticantes do “grau”.
O que diz o Detran-MT 8556l
No entanto, segundo o Detran-MT (Departamento Estadual de Trânsito), a prática do grau é considerada infração gravíssima se feito em ruas e avenidas.
Em Vera, por se tratar de um espaço fechado para práticas esportivas, o artigo 244 – que classifica conduzir motocicleta, motoneta ou ciclomotor fazendo malabarismo ou se equilibrando como infração, não se aplica.
O que diz a Polícia Militar 6e191u
A Polícia Militar de Vera, por meio Tenente Marcos Costa, afirmou que o evento se tratava de um descerramento de placa e não demonstração de manobras ou competição durante a presença da PM no local.
“Outro ponto a ser observado é que lá é um local distante da cidade, então não tem que se falar em norma regulamentadora”, afirmou o tenente.
Prática muito difundida entre jovens 2j3tn
Muitos jovens responderam na publicação do vídeo, marcando prefeitos e representativos do legislativo e executivo, pedindo para criarem as pistas do grau em outras cidades. Veja:

Embora seja um assunto que gere discussões quanto à segurança e a prática em si, a cidade de Vera em Mato Grosso não é a primeira que traz esse tipo de lazer à população.
Em cidades como Caratinga, em Minas Gerais e Araçatuba em São Paulo, também possuem a pista aberta para a população.