Paixão pelo Santos deu forças para Ryan contra a leucemia aos 7 anos
Graças aos voluntários de um projeto social, o pequeno ganhou a tão sonhada camiseta oficial do time paulista
A foto do pequeno Ryan Lucca Vieira da Silva, de 7 anos, fazendo pose de lutador em cima de uma maca, não deixa dúvida: força é o que ele tem de sobra, mesmo sendo tão criança. Na luta contra a leucemia, ele conta com o apoio incondicional dos pais, que largaram tudo no interior do estado para facilitar o tratamento do garoto, em Campo Grande.
Além da família, o Santos, time do coração, também serve de inspiração para o menino enfrentar a doença.

Pai de Ryan, o ajudante geral José Lucas da Silva Ramos é do Alagoas e, junto da esposa, se mudou para Costa Rica há cerca de seis anos. No município, a 375 quilômetros de Campo Grande, eles construíram uma vida ao lado dos 4 filhos.
No entanto, o diagnóstico de Ryan, no ano ado, levou a família a traçar um novo caminho.
“Por conta do tratamento dele, nós tivemos que nos mudar para Campo Grande, sem conhecer nada. Eu trabalhava com pavimentação asfáltica. Tivemos que largar tudo para trás. Para nós, foi um choque muito grande quando descobrimos que ele estava com leucemia”.
José Lucas da Silva Ramos, pai de Ryan.
A mudança para capital também deu início a primeira e mais delicada fase do tratamento contra a leucemia, explica Lucas. Ryan foi internado no Hospital Regional em meados de novembro.

Por conta das sessões de quimioterapia, ele perdeu os cabelos, mas o sorrisão de menino sapeca continuou intacto. Foi durante a internação que ele conheceu os voluntários da ONG (Organização Não Governamental) Esquadrão da Juventude.
O grupo se dedica a prestar apoio assistencial às famílias carentes da capital e há cerca de 10 anos também entrega presentes aos pacientes dos hospitais de Campo Grande, no período de Natal. Enquanto conversa com os voluntários, Ryan revelou a paixão dele pelo “Peixe”, como também é chamado o time paulista.
A química com o “Esquadrão” foi tamanha que os grupos saíram do hospital, comprometidos com uma promessa. Quando o garoto recebesse alta da primeira internação, os voluntários dariam para ele a tão sonhada camiseta oficial do time.
Ryan teve alta no dia 26 de dezembro, depois de um mês e cinco dias de internação. No último sábado (27), os voluntários puderam do Esquadrão da Juventude puderam, enfim, cumprir a promessa.
“Recebi uma mensagem, quando abri me emocionei, era o Ryan, que eu havia prometido uma camiseta do Santos, caso ele saísse do hospital, e na mesma hora, reuni meus amigos santistas e organizamos um dia para entregar”.
Fábio Rocha, presidente da ONG e outro santista apaixonado pelo time.
Confira o vídeo do momento em que Ryan recebe as camisetas:
As fotos da entrega especial mostram a felicidade do garoto ao receber a vestimenta. Ryan ganhou foi presenteado com duas camisetas do time, com direito ao seu nome escrito em uma delas.
“Todo dia ele falava sobre essa camiseta, estava com uma expectativa muito grande. Então, quando ele a recebeu, ele ficou alegre demais. Foi um dia muito gratificante para nós e, principalmente, para ele”.
José Lucas da Silva Ramos, pai de Ryan.
O pai do menino conta que Ryan ainda tem um tratamento longo pela frente. Neste mês de fevereiro, ele deve voltar para o hospital, mas a partir de agora as internações devem durar menos tempo. José Lucas está desempregado e, com o apoio da família, está arrecadando doações para poder arcar com os custos extras do tratamento do filho.
Doações de qualquer valor podem ser feitas para a família, através do Pix (67) 9 9916-3194 em nome de José Lucas.