O líder que se comunica bem 1k4r1i
Ocupar uma função de liderança exige muitas habilidades. Uma das principais é saber se comunicar bem. 545p69
São inúmeros os estudos feitos dentro e fora do Brasil que apontam a comunicação no topo das competências mais valorizadas por empregadores. Quem não se comunica de forma eficiente tem mais dificuldade para desenvolver outras competências, como a liderança e a capacidade de negociação.
Um desses levantamentos foi feito pela plataforma LinkedIn, que mostrou que algumas habilidades ganharam ainda maior importância durante a pandemia. A comunicação, mais uma vez, está entre as qualidades mais desejadas. O estudo analisou as exigências de cerca de 12 milhões de vagas disponíveis na plataforma em julho de 2020. À época, o diretor-geral do LinkedIn para a América Latina, Milton Beck, disse que habilidades, como a comunicação, são mais difíceis de serem reproduzidas por uma máquina.
Liderança, criatividade e diversidade de opiniões 683c13
A falta de uma comunicação assertiva pode criar barreiras para a criatividade e favorecer o surgimento de conflitos. A jornalista e diretora de uma agência de comunicação Regina Deliberai Trevisan, leitora assídua desta coluna, recentemente enviou uma mensagem propondo uma reflexão sobre até que ponto uma comunicação pacífica não acabaria limitando aspectos importantes, como as diferentes visões e opiniões.
A própria jornalista traz seu relato sobre como lidera uma equipe, de forma que as pessoas se sintam à vontade para expressar seus pensamentos e, com isso, possam ser criativos. “Respeito e educação e bom senso são salutares, evidentemente. Todos os perfis, linhas de pensamento, experiências e conhecimentos, por mais divergentes, são importantes em um processo criativo”, diz a jornalista.
Regina acredita que, em um ambiente corporativo, garantir que os envolvidos tenham liberdade para se expressar deve ser uma prioridade, independentemente de níveis hierárquicos. A liderança tem o papel importante de transmitir esta segurança à equipe. Para a jornalista, as regras de boa convivência não devem engessar o processo, mas também não devem ser banidas – este é mais um ponto onde a coordenação de um líder é importante.
Regina Deliberai Trevisan destaca que, como líder e comunicadora, propiciar a diversidade de opinião é imprescindível e enriquecedor. “Não se busca a briga, mas, às vezes, teme-se tanto o confronto que o processo criativo é interrompido sem que se chegue ao melhor produto, a melhor solução”. Ela conclui reforçando que a coordenação é importante para se manter o respeito e garantir que o debate permaneça sendo exclusivamente de ideias e não se torne algo pessoal.
Como ser um líder que se comunica bem 3y715a
No livro ‘Comunicar para Liderar’ (editora Contexto, 2015), os autores Leny Kyrillos e Mílton Jung explicam que o grande líder é aquele que exerce papel transformador: “Você só será um líder eficiente se souber ao mesmo tempo dar o seu recado e ouvir – de verdade e em sentido amplo – os seus interlocutores”.
O livro cita três qualidades que se destacaram em todos os líderes , segundo um estudo feito durante 17 anos e que analisou a personalidade e o comportamento de 4.500 executivos das 500 maiores companhias do mundo: equilíbrio, flexibilidade e comunicação.
Kyrillos e Jung listam algumas características do bom e do mau líder, quando o assunto é comunicação.
Se você é um bom líder… 6q1y68
- tem habilidade comunicativa;
- tem credibilidade para tirar dúvidas e reproduzir informações;
- está ível para o contato direto;
- está sempre aberto a mudanças.
Se você é um mau líder… 6a4k4g
- tem dificuldades de comunicação;
- usa mais recursos tecnológicos do que o contato humano;
- não favorece a escuta ativa;
- tem pouca sensibilidade para identificar o retorno de seus liderados.
Já parou para pensar que tipo de líder você é? E que tipo de líder você quer ser? Nunca é tarde para rever estratégias e aprimorar as habilidades para se tornar, de fato, um líder que se comunica bem e que seja inspirador para sua equipe.