Não confunda grosseria com comunicação assertiva 3t6x1g
Ter objetividade nas conversas não significa tratar os outros com rispidez e falta de respeito 702k6t
Há pessoas que tentam justificar falas grosseiras afirmando que estão praticando objetividade e assertividade na comunicação. São aqueles que fazem questão da aumentar o tom de voz, usam expressões que diminuem os demais e, na maioria das vezes, não dão chance para que o outro possa falar.

Que fique bem claro: grosseria e assertividade são coisas bem diferentes. Para ser assertivo na comunicação, é preciso ter respeito com o outro e isso não combina em nada com falta de civilidade.
Para que não fiquem dúvidas, confira a seguir as principais diferenças entre grosseria e comunicação assertiva.
Isso é grosseria! ❌ 4d56t
Usar tom agressivo, ser rude e tratar o outro com desrespeito são atitudes que geram conflitos e prejudicam a interação entre as pessoas.
Mesmo que não seja de forma intencional, quando alguém é grosseiro, ele está tentando diminuir o outro. E isso pode deixar feridas e ressentimentos.
Uma das dicas para evitar as reações grosseiras é pensar antes de abrir a boca em momentos de raiva ou frustração.
❌ Exemplo de um chefe falando ao subordinado: “Você é incompetente. Já expliquei várias vezes e continua fazendo errado”.
No ambiente de trabalho, uma fala como essa, além de não trazer solução para o problema da tarefa que não foi feita corretamente, pode ser interpretada como assédio moral.
Isso é comunicação assertiva! ✅ 1u4bn
Em qualquer situação, para que haja uma comunicação assertiva, é necessário existir um tom respeitoso e firme, sem ser agressivo ou ivo.

As partes envolvidas devem se expressar de forma clara e honesta, sem manipulação, com a intenção de alcançar soluções. Também é preciso que as pessoas manifestem suas necessidades, sentimentos e limites de maneira direta.
? Exemplo de um chefe falando ao subordinado: “Tenho percebido algumas falhas na execução das suas tarefas. O que podemos fazer para resolver essa situação">Quero deixar minha opinião!