Jaqueline Naujorks

Não Sou Obrigada 6o2533

Mulher empoderada fica pobre x3e46

Por que o empoderamento empobrece as mulheres? 6n4250

O empoderamento é a maior causa de mulheres perdendo dinheiro no mundo. Elas estão perdendo carreiras, saindo de suas casas, abrindo mão de viagens e conquistas, deixando de comprar seu carro zero, seu apartamento, estão botando no lixo sua vida boa. E obviamente essa é a maior mentira que você vai ler hoje.

dinheiro
(Foto: Reprodução)

Usei esse título tosco só para trazer os haters até esse texto e fazer com que chegue a mais mulheres. Se você é um desses caras, muito obrigada, tenha um bom dia. Se você é mulher, vem cá que nós vamos conversar sobre o Dia do Chega.

Nesta coluna vamos falar sobre aquele evento canônico na vida de uma mulher, quando cai a gota d’água e ela diz “CHEGA”. Acho que esse momento deveria receber mais atenção nas narrativas de livros e filmes por aí, porque ele realmente é um divisor de águas. No instante em que o Chega acontece, existe um tipo refinadíssimo de alquimia que transforma a mágoa no mais potente combustível.

Conheço inúmeras mulheres que mudaram o curso da sua vida e trilharam um caminho de absoluto sucesso depois de furar a bolha do conto de fadas que nos contaram que seria nosso futuro: casar toda de branco com um homem amoroso e cuidador, para o qual você aria o dia limpando e cozinhando, ele proveria o lar, você lhe daria filhos, e vocês envelheceriam sendo grandes companheiros. A maioria estava com o endereço errado na ficha quando o Universo mandou essa encomenda.

Veja, não estou falando especificamente sobre divórcio. Conheço mulheres que ultraaram a fronteira do Chega e estabeleceram com seus companheiros e companheiras um limite mais firme, se posicionaram, e isso lhes deu protagonismo suficiente para um caminhar mais focado em si. Mas para algumas, essa guinada realmente acontece depois de uma grande decepção no relacionamento, que nem sempre é o afetivo. Já vi Chega’s muito transformadores depois de um episódio com pais ou mães, irmãos, e toda sorte de parentes e amigos.

Quando eu digo que sou um produto do meu próprio discurso, é sobre isso. No meu Dia do Chega, fui muito humilhada. Estava começando em tudo, era jovem, pobre e crédula. Como dizia Cazuza, estava sobrevivendo da caridade de quem me detesta. Jamais esqueci daquilo e confesso que a carniça da mágoa que carreguei foi meu combustível durante anos. Lutei com paciência e calei a boca de um por um. E sinceramente? Não me arrependo um milímetro. Se não fosse esse ódio, quem sabe ainda não teríamos uma lei que protege mulheres de seus perseguidores na internet, e eu não teria me tornado uma voz nas redes sociais.

No dia em que você decide que sua jornada será um eterno “cala a boca” para quem te pisou, sua motivação a a ser visceral, é ódio puro – e ódio, se for bem cozido, vira determinação.

Meu ponto é: quando você entende que empoderamento é apenas transformar sua história em uma narrativa sobre VOCÊ, os caminhos se abrem simplesmente porque você sabe para onde está indo. A direção correta é o “eu” e tudo fica mais claro, você aprende que pensar em si mesma não é egoísmo, é sobrevivência. Uma mulher fortalecida por si é uma mãe melhor, uma filha melhor, uma amiga melhor e se assim o desejar, uma esposa melhor porque será mais feliz.

O empoderamento empobrece a mulher de seus penduricalhos morais e emocionais, esse monte de sacos de chumbo que a gente carrega pela vida. Só nós sentimos completas quando conquistamos nossos próprios sonhos, especialmente os que ficaram adormecidos sob os escombros da vida adulta.

Deixe o Chega se instalar e confie no seu próprio amadurecimento. Quando sua vida ficar pobre de tudo o que te atrasa, o futuro será cheio de histórias incríveis para contar e inspirar outras caminhadas.

Leia mais n1u6n

  1. Lei Vanessa Ricarte: quanto tempo vai demorar? 4f126g

Este conteúdo reflete, apenas, a opinião do colunista Não Sou Obrigada, e não configura o pensamento editorial do Primeira Página.

Comentários (2) 3f1c4k

  • Juliana

    Jaque, como seus testemunhos são tocantes, potentes! Já ei por isso e assino embaixo: o Dia do Chega é li-ber-ta-dor-! Resenha para o nosso próximo cafezinho. Bj bj

  • [email protected]

    Maravilhosa!
    Que venham mais conteúdos como esses. Como o empoderamento nos abre os olhos para a vida sem opressão.

Leia também em Comportamento! x5848

  1. Autistas não podem ter consultas negadas por planos de saúde (Foto: Divulgação)

    IBGE: MT tem mais de 40 mil pessoas com autismo 4y5j2k

    O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta sexta-feira (23),...

  2. A última canção: Caju musicou amor aos filhos antes de partir para eternidade 1j2m3y

    Cantor adventista Alexandre Campos, carinhosamente conhecido como "Caju", revelou um último e...

  3. Padres

    Pedal santo! Padres de MS viralizam com convite inusitado para festa 6d1p1u

    Para anunciar a Festa do Padroeiro em Nova Andradina, os padres Matheus...

  4. Marido queima pneus em protesto por atendimento à esposa internada em Sorriso 4r552f

    Um homem - que não teve a identidade divulgada - foi detido...

  5. Hidratação, nutrição, reconstrução ou acidificação: o que seu cabelo precisa? (Foto: Reprodução/ Internet)

    Hidratação, nutrição, reconstrução ou acidificação: o que seu cabelo precisa? 3d1s1p

    Manter os cabelos saudáveis vai além de lavá-los regularmente. É essencial entender...

  6. Banho de sorte: rituais com ervas prometem abrir caminhos e atrair proteção 3a2v1v

    Superstições fazem parte do imaginário popular há séculos — e se você...