Miss Universo Mato Grosso cria projeto contra abuso sexual infantil 5zr2e
Segundo a Miss, a criação do projeto contra o abuso sexual infantil veio após ela ter procurado ajuda para lidar com o ado marcado por abusos 2o4t2k
Moradora de Sinop, a 503 km de Cuiabá, Bárbara Reis, de 25 anos, ganhou o título de Miss Universo Mato Grosso, um dos mais significativos de sua carreira. Mas a trajetória da jovem vai além das arelas e dos holofotes: ela criou o projeto DESI (Descomplicando a Educação Sexual Infantil), com o objetivo de combater a exploração sexual infantil. Ela própria foi vítima de abuso dos 8 aos 16 anos, dentro da própria casa.

Trajetória da Miss 6b4r4h
Bárbara conquistou o título de Miss Universo Mato Grosso no mês ado, após já vir se destacando em outras competições. Agora, ela se prepara para disputar a etapa nacional do concurso de beleza.
A jornada da jovem iniciou com o título de Miss Comércio Sinop 2016 e, no ano seguinte, conquistou várias premiações no Miss Brasil Mundo, no qual terminou em 2º lugar.
Em 2018, alcançou a 6ª posição representando o Brasil no Miss Supranational e levou para casa três importantes títulos.
Em 2022, obteve o 4º lugar no Miss Grand Brasil antes de retornar em 2023 e ser coroada Miss Universo Mato Grosso. Ela foi coroada pela Miss Universo Mato Grosso 2022, Mia Mamede.
Luta contra o abuso sexual infantil 2h2k17
Segundo Bárbara, a criação do projeto contra o abuso sexual infantil veio após ela ter procurado ajuda para lidar com o ado marcado por abusos.
“Depois que eu procurei ajuda, eu entendi que quanto mais a gente conversa sobre, mais a gente se cura”, afirma.

O DESI busca levar informação e conhecimento para pais e responsáveis, no intuito de prevenir e evitar abusos sexuais contra crianças.
A miss explica, ainda, que seu objetivo vai além de apenas denunciar, mas sim impedir que esse tipo de problema ocorra. Para isso, profissionais do setor infantil compartilham seus conhecimentos e orientações com as famílias envolvidas.
“É muito importante contar com a ajuda de pessoas que entendam do assunto e que vão saber orientar a família da forma correta”, diz Bárbara.
Ainda de acordo com Bárbara, o projeto tem potencial de ajudar inúmeras crianças, evitando que elas sejam vítimas de abusos e permaneçam protegidas, tendo uma infância tranquila e segura.
Leia mais n1u6n
Miss Universo Mato Grosso 2y491m
O concurso celebrou a 63ª edição no dia 14 de maio deste ano e apresentou algumas mudanças no regulamento, como a permissão para que mulheres casadas e com filhos também particiem.
Desde 2016, é permitida a participação de mulheres transexuais.