Microverdes: como cultivar superalimentos em pequenos espaços 5e2i3e
Fáceis de cultivar, os microverdes levam de 7 a 21 dias para estarem prontos para consumo e são riquíssimos em nutrientes 603a5a
Quando o assunto é praticidade, uma nova tendência tem ganhado espaço no cultivo de hortaliças: são os microverdes. Esse é o termo utilizado para nomear verduras, ervas aromáticas, condimentares e até mesmo espécies silvestres que são cultivadas e colhidas poucos dias após serem semeadas.

Para além da facilidade de cuidados, os microverdes têm alto valor nutricional e potencial econômico.
Confira as principais informações sobre esse tipo de cultivo, abaixo:
Quais verduras podem ser cultivadas como microverdes? f4i1w
São inúmeras as hortaliças que podem ser cultivadas como microverdes. Entre os exemplares de microverdes estão: rúcula, espinafre, alface, couve, acelga, agrião, feijão, ervilha, lentilha, manjericão, coentro, salsa, cebolinha, rabanete, girassol, beterraba, entre outras.

Como plantar os microverdes? 565r1t
É importante escolher sementes de boa procedência! Uma das especificidades desse tipo de cultivo é que ele é feito, preferencialmente, aplicando-se as sementes diretamente sobre o substrato, e não por meio da implantação de mudas já desenvolvidas.
Elas devem ser plantadas em um bom substrato, em recipientes com furos, como vasos, jardineiras ou bandejas plásticas com furinhos no fundo, para que a água possa escorrer.
Leia mais n1u6n
Espalhe as sementes sobre o substrato sem economia, como se estivesse salpicando, não sendo necessário cobri-las. Por serem pequenas, as bandejas cabem em qualquer cantinho da casa ou apartamento: varandas, sacadas, áreas de lazer, pequenos quintas, etc.
Quais são os cuidados que devem ser seguidos? f192b

Os microverdes devem ser regados diariamente com um borrifador, já que as sementes são muito sensíveis, assim como os próprios brotos em desenvolvimento.
Essas plantinhas também precisam ficar sob luz solar moderada. Os microverdes também se desenvolvem bem com luz artificial. A germinação pode acontecer entre 3 e 10 dias, dependendo da espécie.
A colheita 5a1wi
Os microverdes devem ser colhidos quando as mudas já têm entre 5 e 10 cm. As plantas geralmente atingem esse tamanho entre 7 a 21 dias de cultivo.
Basta segurá-las delicadamente pelas folhas e cortá-las com a ajuda de uma tesoura, bem próximo ao substrato. É importante lembrar que os microverdes não irão crescer novamente. É necessário realizar um novo semeio para obter uma nova produção.
Ao contrário dos brotos, os microverdes precisam ser cultivados sob luminosidade. Por serem cultivados na presença de luz e, portanto, realizarem fotossíntese, os microverdes possuem sabor mais marcante e maior variedade de colorações quando comparados aos brotos.

Benefícios nutricionais 6f5p66
Apesar de seu tamanho reduzido, os microverdes são verdadeiros “superalimentos” ricos em benefícios para a saúde. Eles podem conter até 40 vezes mais nutrientes que suas versões maduras, com concentrações elevadas de vitaminas, minerais e antioxidantes.
Os microverdes possuem sabor intenso, textura tenra e delicada, e são visualmente atrativos. Podem até ser usados como decoração em pratos.
Microverdes de lentilha podem ser boas fontes proteicas, por exemplo, enquanto microverdes de feijão moyashi ou feijão-mungo podem ser uma boa fonte de carboidratos, conforme a Embrapa.
Potencial econômico 4z63y
O cultivo de microverdes oferece uma oportunidade de negócio promissora para agricultores, uma vez que a agilidade das colheitas permite um retorno financeiro mais rápido em comparação com culturas tradicionais. Os custos de produção se limitam à aquisição de sementes apropriadas, do substrato, da rega e da comercialização, se for o caso.
