Marido queima pneus em protesto por atendimento à esposa internada em Sorriso 2c275o
O protesto foi motivado porque a esposa dele, de 44 anos, não foi transferida para uma unidade especializada. A paciente está internada em estado grave em uma UPA da cidade. 1o3b6a
Um homem – que não teve a identidade divulgada – foi detido após atear fogo em pneus em frente à Secretaria Municipal de Saúde de Sorriso, a 398 km de Cuiabá, na manhã desta quinta-feira (21).
O protesto foi motivado porque a esposa dele, de 44 anos, não foi transferida para uma unidade especializada. A paciente está internada em estado grave em uma UPA da cidade.

Conforme apurado pelo Primeira Página, a mulher ou por uma cirurgia há 2 anos, sofreu uma hemorragia. A família acusa que nessa semana descobriram um erro médico: o estômago da paciente teria sido costurado de forma incorreta. Como consequência, um nódulo se formou no local, estourou e ou a liberar secreção, abrindo uma ferida grave.
A mulher está sem comer ou beber água desde domingo (18) – período que aguarda transferência para uma unidade especializada – e apresenta fraqueza e desmaios.
A filha da paciente, Ágata Nathalia, disse à imprensa que a UPA inicialmente tentou realizar uma drenagem sem exames ou medicação.
“Minha mãe se recusou, só depois fizeram exames. A situação é grave e não conseguimos a transferência para o Hospital Regional”, relatou.
A prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informou por meio de nota que a paciente foi classificada como “vaga zero” na terça-feira (21), com necessidade urgente de transferência para um hospital com capacidade cirúrgica.
Até o momento, no entanto, a vaga ainda não foi liberada. A paciente segue na UPA sob cuidados médicos.
Durante o protesto, o homem colocou fogo em pneus em frente à Secretaria. A Polícia Militar foi acionada, localizou e o prendeu nas proximidades da UPA. Segundo o tenente-coronel Inácio, o homem estava exaltado e alegou desespero pela situação da esposa. Ele foi levado à delegacia e deve responder por incêndio.
A Prefeitura de Sorriso lamentou o episódio e afirmou que a paciente, assim como outros 13 casos classificados como vaga zero na UPA, está sendo assistida até que haja liberação de vaga em hospital da rede estadual.
Veja vídeo 4s2x13
Nota da Secretaria Municipal de Saúde
Nota à imprensa
Em relação à queima de pneus em frente à Secretaria de Saúde ocorrido nesta manhã, 22 de maio, a Prefeitura pontua que a paciente em questão deu entrada ontem, no dia 21 de maio, na UPA Sara Akemi Ichicava.
Assim que deu entrada a paciente foi classificada como vaga zero com necessidade urgente de transferência para ambiente hospitalar, no caso, o Hospital Regional de Sorriso ou outra unidade hospitalar do Estado para procedimento clínico cirúrgico– vale lembrar que o procedimento cirúrgico não é realizado na UPA e que todo paciente classificado como vaga zero tem necessidade de transferência imediata para hospitais regionais.
Com a identificação da necessidade cirúrgica, imediatamente a paciente deu entrada ao Sistema de Regulação(Sisreg) como paciente vaga zero e desde então os médicos reguladores da UPA vem acompanhando ocaso; contudo, como a vaga para um ambiente hospitalar ainda não surgiu, a paciente encontra-se sob cuidados das equipes de enfermagem e clínica médica da UPA.
Hoje a UPA conta com 30 pacientes,14 deles são vaga zero com necessidade de transferência para atendimento em ambiente hospitalar. Até a vaga não surgir, a equipe da UPA está à disposição e cuidando de todos os pacientes internados, independente do caso clínico de cada um.
A Prefeitura de Sorriso lamenta profundamente o fato ocorrido em frente à Secretaria de Saúde e reforçao respeito aos pacientes internados, familiares e amigos e ressalta que todos estão sendo assistidos com o melhor atendimento possível dentro da Unidade de Pronto Atendimento cuja missão é atender com celeridade e respeito à todos que buscam apoio na área da saúde.