E eu nem queria ser mãe 3b6r62

Fernandas e a lição de que ver filho ir além, vale mais que ouro 305m6b

Quando um filho tem qualquer conquista, a mãe sente ainda mais 5reh

Ah Fernandas! Ah, Fernanda, que hoje é Maria, João, Teresa, Antônio, Enzos, Sofias, eu, você e todos os brasileiros! Futuro repete o ado na pele de duas gerações. Dois Globos de Ouro, duas indicações ao Oscar como melhor atriz e melhor filme, duas atrizes ímpares que poderiam ser a mesma.

Fernandas
Fernanda Torres e Fernanda Montenegro (Foto: Arquivo)

Fernanda, que na verdade é Arlete, e viu não só seu nome artístico tomar forma numa artista, como recebeu seu prêmio através dos olhos da filha, Fernanda. Não, gente, ela não esteve quase lá. Dona Fernandona o recebeu.

Quando um filho tem qualquer conquista, a mãe sente ainda mais. Óbvio que ter o trabalho reconhecido com um dos prêmios mais relevantes do cenário cinematográfico mundial é sensacional. Mas ver a filha refazer esse caminho e conseguir chegar ao objetivo, putz, deve ser inenarrável.

E agora, mais uma vez, como se a vida nos compensasse por não haver uma máquina do tempo para corrigir as injustiças causadas por golpes do destino, veio o Oscar tão merecido. Fernanda Montenegro colocou o Brasil num lugar jamais alcançado antes, lá em 1999, com o icônico Central do Brasil.

Fernanda Torres, exatos 27 anos depois, pegou o bastão das mãos da mãe, como numa prova olímpica paralisada, esperando a atleta perfeita para seguir no páreo e conquistar finalmente o lugar mais alto do pódio, e o fez!

As Fernandas são ouro. Sob as mãos do mesmo diretor, Walter Salles, com enredos genuinamente brasileiros, amplificados ao mundo inteiro como cada tema merece. Sim, eu sei. Parte da injustiça segue intacta quando, de novo, o título de melhor atriz não veio. Mas, venhamos e convenhamos, sem elas as tramas não alcançariam os pesos que as levaram tão longe.

Fernandas1
Ambas levaram o Globo de Ouro de melhor atriz (Foto: Reprodução)

A última com o toque essencial de ser retratada sob o olhar de uma mulher, mãe, que se viu sozinha numa luta estendida por décadas até que a mínima justiça fosse feita! Uma leoa chamada Eunice Paiva. Que só poderia ser encarnada por outras mulheres com a mesma fibra, nossas Fernandas.

Ah Cazuza, meu eterno poeta! Às vezes é tão bom ver o futuro repetir o ado e dar o fim merecido a um dos capítulos mais bonitos da história de uma mãe e sua filha. Ainda mais quando o cenário de fundo é justamente a mensagem de nunca mais repetir o ado, não aquele que hoje tomou as telonas e lá atrás tomava os noticiários, as famílias, as vidas…

Manter a história no ado, sem nunca esquecê-la.

E obrigada, Fernandas, por escreverem o nome do Brasil na história do jeitinho que a gente merece.

FALE COM O PP 6s423v

Para falar com a redação do Primeira Página em Mato Grosso do Sul, mande uma mensagem pelo WhatsApp. Curta o nosso Facebook e nos siga no Instagram.

Este conteúdo reflete, apenas, a opinião do colunista E eu nem queria ser mãe, e não configura o pensamento editorial do Primeira Página.

Leia também em Comportamento! x5848

  1. Dia do brincar

    Dia Mundial do Brincar: crianças explicam porquê brincar é essencial 1x2g6a

    O dia mundial do brincar é comemorado nesta quarta-feira e as crianças...

  2. Virgínia e Zé Felipe falam que separação não é marketing 3g1hx

    Após o anúncio de separação de Virgínia e Zé Felipe, burburinhos sobre...

  3. plantas

    5 plantas ornamentais que são uma verdadeira obra de arte para o seu jardim 6a573j

    Confira 5 exemplos de plantas para ter no jardim e impressionar. ...

  4. 20h30: horário oficial da culpa materna 2s703j

    ado o estresse do dia, principalmente dessa larga faixa de tempo entre...

  5. Mês do automóvel: teste o seu conhecimento e ainda concorra a prêmio 276e1e

  6. Autistas não podem ter consultas negadas por planos de saúde (Foto: Divulgação)

    IBGE: MT tem mais de 40 mil pessoas com autismo 4y5j2k

    O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta sexta-feira (23),...