Jaqueline Naujorks

Não Sou Obrigada 6o2533

Dia da Mulher: tá na hora de virar o disco! 4p395d

Agradeço o bombom, mas nós precisamos conversar. 3d1l40

Chegou a semana do Dia da Mulher e com ela a enxurrada de discursos requentados, textos cheios de clichês, bombons grampeados num cartão com mensagem copiada da internet e homenagens que apenas reforçam estereótipos que a gente não a mais. Tá na hora de virar o disco. Venha cá que vou te explicar por que precisamos conversar sobre isso.

dia da mulher coluna

A mulher não é guerreira. Ela é sobrecarregada.
Você não está homenageando uma mulher quando reconhece que ela trabalha feito uma condenada para ganhar algum dinheiro, e quando chega em casa ainda precisa limpar, lavar, ar, cozinhar, e cuidar da criança, do idoso, do doente ou do marido. Mulher nenhuma acha isso lindo, e se tivessem escolha, jamais desejariam uma jornada tripla. Parem de romantizar a exaustão.

A mulher não é uma mistura de força e delicadeza. Ela é uma sobrevivente.
Somos cheias de cicatrizes, o resultado de inúmeras realidades difíceis: abandono, pobreza, abuso, famílias disfuncionais, assédio, competição, machismo cotidiano, pressão estética, ansiedade. Ela é forte porque precisa ser, e acredite, também é delicada porque precisa ser.

A mulher não é a rainha do lar, é uma funcionária com expediente infinito. Ser dona de casa é cansativo, um trabalho não-remunerado que não tem fim, que não dá trégua – sábado, domingo, feriado, enquanto todos descansam é ela que cozinha, lava e limpa. Ser a rainha do lar é a realização suprema para muitas mulheres, socializadas para amarem essa rotina, e tá tudo bem se essa foi a escolha delas. Mas sinceramente, aposto que a mulher da casa na verdade adoraria ser a rainha do sofá, rainha do descanso, rainha da série, rainha da pizza, rainha do restaurante chique, rainha das férias remuneradas, ou apenas uma mulher sem a obrigação de cuidar de tudo.

Todo ano no dia 8 de março é essa mesma função. Recebemos cumprimentos de pessoas que am os outros 364 dias do ano sem demonstrar uma gota de respeito. O cara não é capaz de responder um “Boa Tarde” sem reparar na sua aparência e na primeira oportunidade levanta a voz, mas no dia da mulher ele a por você e diz “Parabéns pelo seu dia”. Dá vontade de mandar ~catar coquinho~ (insira aqui seu palavrão favorito).

O cara aponta lá adiante com aquele botão de rosa artificial e eu já estou na porta do recinto, de posse da minha bolsinha, saindo pela tangente. Acho lindo o presente simbólico, mas uma nota de 100 reais também é super simbólica e aposto que toda mulher prefere sua parte da homenagem em dinheiro. Ou pix. A rosa fazia sentido naquele tempo em que mulher não pagava as contas sozinha.

Veja bem, não acho chato existir um dia para homenagear a mulher. Acho chato ver que até o Enem lembra de valorizar a figura que opera o cuidado invisível em outra época do ano, que não o mês de março. Os tempos mudaram, tá na hora da gente evoluir também no entendimento do simbolismo dessa data.

Podemos pegar toda essa deferência contida no dia 8 e fracionar em doses homeopáticas para todos os demais dias. É só tomar aquele comprimido diário de noção, para tratar com mais respeito as mulheres ao seu redor: é corrigir seu primo que é estúpido com a esposa, dar um toque no amigo que se orgulha de trair a namorada, confrontar o paizão de instagram que não se importa com os filhos ou usar sua voz para impedir que uma mulher seja humilhada no seu ambiente de trabalho.

dia da mulher 2

O dia 8 de março não é uma data florida, é uma data política. Parabenize sim a mulher, mas não com a condescendência costumeira de quem dá graças a Deus por ser obrigado a reconhecer o que ela faz só uma vez ao ano. Facilite a caminhada das mulheres ao seu redor, que eu tenho certeza que você será lembrado por elas com o mesmo respeito, em todos os demais dias do calendário.

Que o dia da mulher te lembre que somos literalmente responsáveis por gerar vidas. Isso é poder, o resto é construção social. Feliz dia do que só a gente sabe.

Leia mais n1u6n

  1. Maternidade compulsória: não sou obrigada a ser mãe 6z2y3g

  2. Taxa rosa: tudo que é feminino custa mais caro 50174y

Este conteúdo reflete, apenas, a opinião do colunista Não Sou Obrigada, e não configura o pensamento editorial do Primeira Página.

Comentários (5) 1g3r23

  • Maria Dajuda

    Bem isso. Parabéns pelo texto, merece e será compartilhado.

  • Evelyn

    Maravilhosa, sensata e certeira.

  • Daiana Alves

    Estamos cansada de termos que carregar o mundo nas costas e ainda sorrir pra todos. Isso só gera uma coisa Ansiedade em uma geração de mulheres que só queriam só poder ser um dia mulher.

  • Ana

    Texto maravilhoso que representa cada mulher ? confesso que chorei por que parece que vc contou a minha história. Obrigada por ser a nossa voz .

  • Maria

    Quem gosta de flores é defuntos, já dizia a saudosa Dercy Gonçalves. Nós mulheres queremos e merecemos Respeito e dinheiro também.

Leia também em Comportamento! x5848

  1. Autistas não podem ter consultas negadas por planos de saúde (Foto: Divulgação)

    IBGE: MT tem mais de 40 mil pessoas com autismo 4y5j2k

    O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta sexta-feira (23),...

  2. A última canção: Caju musicou amor aos filhos antes de partir para eternidade 1j2m3y

    Cantor adventista Alexandre Campos, carinhosamente conhecido como "Caju", revelou um último e...

  3. Padres

    Pedal santo! Padres de MS viralizam com convite inusitado para festa 6d1p1u

    Para anunciar a Festa do Padroeiro em Nova Andradina, os padres Matheus...

  4. Marido queima pneus em protesto por atendimento à esposa internada em Sorriso 4r552f

    Um homem - que não teve a identidade divulgada - foi detido...

  5. Hidratação, nutrição, reconstrução ou acidificação: o que seu cabelo precisa? (Foto: Reprodução/ Internet)

    Hidratação, nutrição, reconstrução ou acidificação: o que seu cabelo precisa? 3d1s1p

    Manter os cabelos saudáveis vai além de lavá-los regularmente. É essencial entender...

  6. Banho de sorte: rituais com ervas prometem abrir caminhos e atrair proteção 3a2v1v

    Superstições fazem parte do imaginário popular há séculos — e se você...