E eu nem queria ser mãe 3b6r62

Crianças em casa, mães no serviço e a conta que nunca fecha 3438

Mães não têm e trabalhista para simplesmente ficarem em casa cuidando da prole adoentada 63184k

Um surto de doenças respiratórias pegou os bebês e crianças pequenas de jeito nos últimos dias e a recomendação dos órgãos de saúde foi pura e simplesmente: não saia com seu filho de casa. Ok. De fato, no mundo ideal (ahhh lá vem ele), cuidar da criança sem sair de casa é o correto, mas, olha só que novidade, mais uma vez a conta não fecha.

crianca doente

Mães não têm e trabalhista para simplesmente ficarem em casa cuidando da prole adoentada. Não sei se é de conhecimento geral da nação, talvez não seja porque, na real, pouco importa para quem não precisa de e legal para isso, mas não existe lei que dê respaldo aos responsáveis pela criança em se ausentar do trabalho por mais de UM DIA AO ANO.

Sim, minha gente. Atestado por motivo de saúde só vale por um dia ao ano como “acompanhante”, conforme o artigo 473 da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho). Agora me diz se isso tem cabimento num universo em que a criança tem pelo menos oito quadros de virose/infecções/escolite por ano. Uma emenda na outra, praticamente.

E aí, mermã, não tem como ficar em casa com o bebê. Na ausência de rede de apoio, os pais (leia-se mães) precisam tirar os filhos de casa. Me diz aí, você que é mãe, quantas vezes você deixou seu filho doente na escola ou em outro lugar porque precisou ir trabalhar?

Ahhh, Jéssica, mas o que fazer então, se a saúde está em colapso? PREVENÇÃO! Todo ano ocorre a mesma coisa, então o sistema de saúde já deveria estar adaptado, pois o cenário é sazonal. A circulação dos vírus é esperada no outono/inverno e, óbvio, crianças serão as primeiras atingidas.

Recomendar que os pequenos fiquem em casa diante de um cenário trabalhista tão hostil às mulheres chega a ser cômico, para não falar trágico. Mas o sistema é assim mesmo, né? Exige que mulheres sejam mães e que mães trabalhem como se não tivessem filhos.

Quem pariu que lute!

FALE COM O PP 6s423v

Para falar com a redação do Primeira Página em Mato Grosso do Sul, mande uma mensagem pelo WhatsApp. Curta o nosso Facebook e nos siga no Instagram.

Este conteúdo reflete, apenas, a opinião do colunista E eu nem queria ser mãe, e não configura o pensamento editorial do Primeira Página.

Leia também em Comportamento! x5848

  1. plantas

    5 plantas ornamentais que são uma verdadeira obra de arte para o seu jardim 6a573j

    Confira 5 exemplos de plantas para ter no jardim e impressionar. ...

  2. 20h30: horário oficial da culpa materna 2s703j

    ado o estresse do dia, principalmente dessa larga faixa de tempo entre...

  3. Mês do automóvel: teste o seu conhecimento e ainda concorra a prêmio 276e1e

  4. Autistas não podem ter consultas negadas por planos de saúde (Foto: Divulgação)

    IBGE: MT tem mais de 40 mil pessoas com autismo 4y5j2k

    O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta sexta-feira (23),...

  5. A última canção: Caju musicou amor aos filhos antes de partir para eternidade 1j2m3y

    Cantor adventista Alexandre Campos, carinhosamente conhecido como "Caju", revelou um último e...

  6. Padres

    Pedal santo! Padres de MS viralizam com convite inusitado para festa 6d1p1u

    Para anunciar a Festa do Padroeiro em Nova Andradina, os padres Matheus...