Conheça a história de Luiz Mário, radialista que liderou programa policial por 40 anos 123r5e

Em 1975, já em Cuiabá, Luiz Mário começou apresentando um jornal que abordava vários assuntos, mas como seu sonho era ser jornalista correspondente de guerra, criou o seu próprio programa policial 4o2i38

“Eu sou Luiz Mário. O meu nome é Luiz Mário, e lhe digo: bom dia!”. Esse era o bordão que o radialista Luiz Mário do Nascimento, 70 anos, usava para abrir seu jornal policial em uma rádio de Cuiabá. Lembra dele? Se não é desse tempo, ou sente saudades do profissional, o Primeira Página traz nesta segunda-feira (23), a história do conhecido radialista, no quadro semanal Você no PP.

Luiz nasceu em Cáceres, a 220 km de Cuiabá, teve uma infância difícil. Com a separação dos pais, a mãe decidiu se mudar para Cuiabá com seis filhos, abandonando as terras que tinham em uma fazenda, lá no município do origem.

Luiz Mario radialista 2
Luiz Mário, jornalista que liderou um programa de rádio por 40 anos, em Cuiabá. (Foto: reprodução/internet)

Aos 7 anos, ficou órfão da mãe, e um tempo depois acabou perdendo o pai também. Mudou-se para Curitiba (PR) aos 13 anos sozinho, pois conseguiu uma vaga em um colégio interno. Lá, permaneceu até os 18 anos.

Seu sonho era ser médico ou jornalista – correspondente de guerra. Luiz acabou se envolvendo na comunicação muito cedo. Seu primeiro emprego foi “puxando fio” em uma rádio de Curitiba, como uma espécie de auxiliar de locutor.

Depois, mudou-se para o Rio de Janeiro, onde fez alguns estágios na Rádio Globo, conheceu grandes profissionais e ganhou experiência. Lá, trabalhou como repórter do programa “A cidade contra o crime”, que depois ganhou o nome de “Globo Patrulha”.

Em 1975, já em Cuiabá, Luiz Mário começou apresentando um jornal que abordava vários assuntos, mas como seu sonho era ser jornalista correspondente de guerra, criou o seu próprio programa policial que, inicialmente, tinha duração de 15 minutos.

Com o tempo, o programa ganhou destaque na sociedade cuiabana, e a audiência só aumentava. O chamariz era o jeito diferente de apresentar de Luiz Mário.

No programa, ele fazia algo incomum: contava as histórias policiais do dia a dia em forma de radionovela, imitando os personagens reais com codinomes como: bebum, malandro, bandido… entre outros.

Com essa forma única de apresentar, Luiz Mário foi chamado para trabalhar em outra rádio, e o seu programa ou de 15 minutos para 2 horas, sendo realizado das 8h às 10h.

A equipe do programa era formada por um motorista e pelo fotógrafo Osmar Cabral. Anos depois, em 1984, Osmar Cabral morreu em um acidente aéreo. Como forma de homenagem, um bairro de Cuiabá recebeu seu nome.

Naquele tempo, Luiz também foi chamado para ser redator policial em um jornal impresso de Cuiabá, tendo uma página inteira só para escrever as ocorrências policiais que apurava nas delegacias e hospitais.

“As pessoas me diziam: ‘Luiz Mário, seu programa parece praga’. Eu perguntava: ‘por quê">Quero deixar minha opinião!

Leia também em Comportamento! x5848

  1. Autistas não podem ter consultas negadas por planos de saúde (Foto: Divulgação)

    IBGE: MT tem mais de 40 mil pessoas com autismo 4y5j2k

    O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta sexta-feira (23),...

  2. A última canção: Caju musicou amor aos filhos antes de partir para eternidade 1j2m3y

    Cantor adventista Alexandre Campos, carinhosamente conhecido como "Caju", revelou um último e...

  3. Padres

    Pedal santo! Padres de MS viralizam com convite inusitado para festa 6d1p1u

    Para anunciar a Festa do Padroeiro em Nova Andradina, os padres Matheus...

  4. Marido queima pneus em protesto por atendimento à esposa internada em Sorriso 4r552f

    Um homem - que não teve a identidade divulgada - foi detido...

  5. Hidratação, nutrição, reconstrução ou acidificação: o que seu cabelo precisa? (Foto: Reprodução/ Internet)

    Hidratação, nutrição, reconstrução ou acidificação: o que seu cabelo precisa? 3d1s1p

    Manter os cabelos saudáveis vai além de lavá-los regularmente. É essencial entender...

  6. Banho de sorte: rituais com ervas prometem abrir caminhos e atrair proteção 3a2v1v

    Superstições fazem parte do imaginário popular há séculos — e se você...