Comunicação de primeira 2c5m3t

Cê qué vê? Escuta! ii6j

A frase que está no título deste texto faz parte do linguajar tradicional cuiabano e pode ser analisada de diferentes maneiras. Uma delas: para enxergar o que está ao redor, é preciso escutar, não basta somente falar. Para fluir e criar conexão, uma conversa deve ter a harmonia do “falar e escutar”.  

Luzimar Collares explica como ser um bom ouvinte

Quantos de nós não nos incomodamos quando, numa roda da conversa, alguém tenta centralizar o papo, não deixa o outro falar, não permite que o outro complete uma frase. Sejamos sinceros! É chato demais quando aquele com quem conversamos não sabe escutar. E qual mensagem esse comportamento a? “Só ele/ela tem a razão”. “O que tenho a dizer não interessa a essa pessoa”. “Ele/ela se acha melhor que os outros, pois só ele/ela quer falar”. E saber ouvir não significa somente ficar calado enquanto o outro fala, só esperando a vez de falar. É preciso prestar atenção, se concentrar naquilo que o outro está dizendo, não fazer outra coisa enquanto está ouvindo.

No processo da boa comunicação, temos o papel de emissor e de receptor. Portanto, precisamos saber ouvir, ter uma escuta ativa. Para isso é preciso ter empatia, se colocar no lugar do outro, prestar atenção, fazer perguntas e até mesmo reforçar com suas próprias palavras aquilo que foi dito pelo outro. Quando abrimos os ouvidos e escutamos o outro de verdade, conseguimos entender o lado da outra pessoa, suas necessidades e até mesmo suas emoções.

Leia mais n1u6n

  1. Não sou obrigada a me sentir inadequada porque envelheci 5u6b1p

  2. TikTok e o fenômeno dos refrãos 66x4o

  3. Sabe com quem você está falando? 2n6i7

Para quem trabalha com vendas, por exemplo, é algo essencial. Saber vender não é somente ter boa lábia para convencer alguém a comprar um produto ou serviço. Antes de mais nada, o vendedor precisa saber qual a necessidade do possível cliente para, a partir daí, oferecer seu produto ou serviço. E nada melhor para entender essa necessidade que ouvir o que o outro tem a dizer. E não só o vendedor pode ter melhores resultados quando aprende a escutar de forma ativa. O mesmo se aplica ao médico, professor, advogado, juiz, jornalista, entre tantos profissionais, que também dependem de ouvir o outro para que seu desempenho seja melhor.    

E há técnicas para aprender a ser um bom ouvinte, assim como existem técnicas para aprender a falar bem. Na internet é possível fazer cursos de escutatória ou escuta ativa. O franco-brasileiro Thomas Brieu, pesquisador em comunicação interpessoal, explica que saber ouvir pode melhorar relacionamentos pessoais e profissionais, evitar mal-entendidos e conflitos. E, acima de tudo, escutar de verdade é sinal de respeito com quem você está se comunicando.  

O Primeira Página quer saber:

Este conteúdo reflete, apenas, a opinião do colunista Comunicação de primeira, e não configura o pensamento editorial do Primeira Página.

Leia também em Comportamento! x5848

  1. 20h30: horário oficial da culpa materna 2s703j

    ado o estresse do dia, principalmente dessa larga faixa de tempo entre...

  2. Mês do automóvel: teste o seu conhecimento e ainda concorra a prêmio 276e1e

  3. Autistas não podem ter consultas negadas por planos de saúde (Foto: Divulgação)

    IBGE: MT tem mais de 40 mil pessoas com autismo 4y5j2k

    O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta sexta-feira (23),...

  4. A última canção: Caju musicou amor aos filhos antes de partir para eternidade 1j2m3y

    Cantor adventista Alexandre Campos, carinhosamente conhecido como "Caju", revelou um último e...

  5. Padres

    Pedal santo! Padres de MS viralizam com convite inusitado para festa 6d1p1u

    Para anunciar a Festa do Padroeiro em Nova Andradina, os padres Matheus...

  6. Marido queima pneus em protesto por atendimento à esposa internada em Sorriso 4r552f

    Um homem - que não teve a identidade divulgada - foi detido...