Cê é fi de quem?! Família Maia celebra laços que atravessam gerações

O 5º Encontro da turma, em Campo Grande, surpreendeu até quem não é parente

Se você está acostumado com festa de família no fundo de casa, com 10 a 20 pessoas, vai se surpreender com os Maia. O evento reuniu 240 pessoas em um só lugar. Todos fazem parte dos 674 descendentes de dona Cotinha e Seu Francisco.

O 5º Encontro da Família Maia, em Campo Grande, surpreendeu até quem não é parente. Teve camiseta, copo, livro e crachá. Sim. Afinal, com tantos primos juntos, a identificação ajudou a descobrir o parentesco.

Família Maia
Família Maia reunida na festa de 2025, em Campo Grande; a próxima tem local especial escolhido! (Foto: Arquivo Pessoal)

Neste ano, a festa foi realizada nos dias 19, 20 e 21 de abril, no Sinterpa (Sindicato dos Trabalhadores da Agraer). O encontro é muito mais que apenas “festar” e conhecer os parentes.

“Novas gerações estão vindo e cabe a nós semearmos esses ensinamentos para que esse legado se perpetue. A família é o bem mais precioso que Deus pôde nos dar. É o alicerce da vida, do amor… É o reconhecimento dos sonhos, alegrias e esperança de um mundo melhor… Rimos, choramos, temos conquistas e decepções… Mas ultraamos tudo, em nome do amor”, declara Roberta Luiza Gomes Maia, de 33 anos, uma das primas que moram em Campo Grande.

O momento especial rendeu um vídeo incrível, postado por Isabela Maia, a prima que mora mais longe (nos Estados Unidos) e que se tornou criadora de conteúdo nas redes sociais. Assista:

WhatsApp Image 2025 05 09 at 17.34.06
Isabela, Roberta e o marido da Isabela. (Foto: Arquivo Pessoal)

“O pessoal é bem animado, e como tem gente vivendo no Brasil todo, não conhecemos todos, aí fica muito mais fácil ter o crachá. O legal foi que no crachá eles colocaram o nome dos filhos, dos meus bisavós (meu avô se chamava Joaquim, então meu crachá era Isabela embaixo Joaquim). O bordão é ‘Nossas raízes, nossa união”. O volume dois do livro saiu na festa da edição ada, em 2022, em Goiânia. O volume um saiu em 1989 no primeiro encontro”. 

Isabela Maia, engenheira civil

A primeira festa, em outubro de 1989, aconteceu graças aos primos mais velhos, que Roberta faz questão de lembrar:

“Nosso inesquecível Flávio, Cristina, Luís, Claudia, Carlão, Eustáquio, João Pedro e demais primos de os [MG]. Nessa ocasião foi elaborado o primeiro livro da família. O segundo e o terceiro encontros foram em abril de 1995 e março de 2005, também em os, com a mesma comissão e demais primos”, explica a empresária.

Já o quarto encontro foi realizado em Senador Canedo, em abril de 2022, e organizado pelos primos Edilberto, Edna, a família e os parentes de Goiânia.

WhatsApp Image 2025 05 08 at 17.04.02
Livro dos Maia. (Foto: Arquivo Pessoal)
WhatsApp Image 2025 05 08 at 17.05.17
Crachás da festa. (Foto: Arquivo Pessoal)

Em 2025, Campo Grande, capital de Mato Grosso do Sul, recebeu a Família Maia. E a escolha tem um bom motivo: “É porque minha avó é a única filha/filho ainda vivo dos meus bisavós”, revela Roberta.

E é claro que a próxima festa já tem local definido: a cidade de origem da Família Maia — os, no interior de Minas Gerais.

Família Maia: de Minas a MS

Roberta deu detalhes sobre a origem da família, formada no interior mineiro.

“Meus bisavós, Francisco e Cotinha, formaram e criaram sua família em os, Minas Gerais. Minha avó Ana, hoje com 97 anos, é uma dos seus 12 filhos. Em 1966 ela, meu avô Zezé e seus 11 filhos vieram para o MS. Foram desbravadores, trabalhadores e de exímia força e determinação. Aqui construímos uma ramificação da história dos meus bisavós. Minha família foi construída com um amor sólido, de raízes profundas, sem distância, simples e espontânea. Aprendi no dia a dia em casa, na casa dos meus avós, em visitas em Minas, e nos causos contados nas festas que já participei, valores muito fortes que direcionam a minha vida”. 

Roberta Maia, empresária

Esse amor tão grande pelos Maia também reflete na vida de Isabela, que se divide entre o solo norte-americano e o brasileiro:

“Mesmo não tendo crescido com eles, o carinho deles com a gente é algo inexplicável! Eu amo estar rodeada, e foi delicioso rever tanta gente querida! Como moro em outro país, essa seria minha oportunidade de rever a grande maioria. Só de estar lá foi muito especial! A festa também caiu no dia do meu aniversário, muitos vieram me abraçar, se apresentar, foi gostoso demais”, completa Isabela. 

FALE COM O PP

Para falar com a redação do Primeira Página em Mato Grosso do Sul, mande uma mensagem pelo WhatsApp. Curta o nosso Facebook e nos siga no Instagram.

Leia também em Comportamento!

  1. Autistas não podem ter consultas negadas por planos de saúde (Foto: Divulgação)

    IBGE: MT tem mais de 40 mil pessoas com autismo

    O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta sexta-feira (23),...

  2. A última canção: Caju musicou amor aos filhos antes de partir para eternidade

    Cantor adventista Alexandre Campos, carinhosamente conhecido como "Caju", revelou um último e...

  3. Padres

    Pedal santo! Padres de MS viralizam com convite inusitado para festa

    Para anunciar a Festa do Padroeiro em Nova Andradina, os padres Matheus...

  4. Hidratação, nutrição, reconstrução ou acidificação: o que seu cabelo precisa? (Foto: Reprodução/ Internet)

    Hidratação, nutrição, reconstrução ou acidificação: o que seu cabelo precisa?

    Manter os cabelos saudáveis vai além de lavá-los regularmente. É essencial entender...

  5. Banho de sorte: rituais com ervas prometem abrir caminhos e atrair proteção

    Superstições fazem parte do imaginário popular há séculos — e se você...