Bonecos que viraram filhos: febre 'reborn' mobiliza projetos de lei pelo país 3p71l

Depois de os vereadores do Rio de Janeiro aprovarem, na semana ada, a criação do Dia da Cegonha Reborn no calendário oficial da cidade, outras duas propostas chegaram aos parlamentos do Rio e de Minas Gerais nesta semana. 2m1i48

A crescente popularidade dos bonecos hiper-realistas, conhecidos como “bebês reborn”, tem mobilizado Assembleias Legislativas e Câmaras Municipais em todo o país, impulsionando a apresentação de projetos de lei voltados à criação de políticas públicas para pessoas que cuidam desses bonecos.

briga vereadores 4
A “febre” dos bebês reborn tem ganhado pautas legislativas nas Casas de Leis do país. Foto: Karen Falcão

Depois de os vereadores do Rio de Janeiro aprovarem, na semana ada, a criação do Dia da Cegonha Reborn no calendário oficial da cidade, outras duas propostas chegaram aos parlamentos do Rio e de Minas Gerais nesta semana.

No Rio de Janeiro, o PL 5.357/2025, apresentado pelo deputado Rodrigo Amorim (União), institui um programa de saúde mental voltado às pessoas que se identificam como “pais” ou “mães” de bebês reborn.

O texto prevê ações de prevenção, acolhimento, orientação e acompanhamento, com protocolos elaborados por equipes multidisciplinares de psicólogos, terapeutas e assistentes sociais. Amorim reconhece os bonecos como “ferramenta terapêutica valiosa”, mas alerta para o risco de fuga da realidade e dependência afetiva.

Já em Minas Gerais, o deputado Cristiano Caporezzo (PL) protocolou o PL 3.757/2025, que proíbe qualquer forma de atendimento médico a bebês reborn ou outros objetos inanimados na rede pública estadual. Em caso de descumprimento, a proposta estabelece multa de dez vezes o valor do serviço prestado. Segundo Caporezzo, o objetivo é evitar que pacientes reais enfrentem riscos ou atrasos no SUS, além de impedir o gasto de verbas públicas com bonecos.

‘Dia da Cegonha Reborn’ aguarda sanção do prefeito 1ga4v

No âmbito municipal, o projeto de lei n.º 1.892/2023, aprovado em segunda discussão pelos vereadores cariocas em 7 de maio, aguarda agora a sanção ou veto do prefeito Eduardo Paes. A data pretende homenagear as artesãs — apelidadas de “cegonhas” — que produzem os bonecos.

De acordo com o autor da proposta, vereador Vitor Hugo (MDB), a ideia surgiu após a solicitação de um grupo de mulheres envolvidas na confecção dos reborn. Para ele, assim como o nascimento de um bebê é um marco na vida de uma mãe, “não é diferente para as mamães reborn, cujos filhos são entregues pelas cegonhas”.

Com projetos que vão de celebrações simbólicas a restrições no sistema de saúde, a febre dos bebês reborn mostra que o debate em torno desses bonecos transcende o hobby e alcança o campo legislativo, dividindo opiniões sobre saúde pública, bem‑estar psicológico e reconhecimento cultural.

Leia mais n1u6n

  1. Bebê reborn virou febre! Entenda o sucesso que conquistou até Gracyanne Barbosa 1x1w68

  2. Bebê reborn: a febre do momento que Simone domina há 18 anos 2f2l66

FALE COM O PP 6s423v

Para falar com a redação do Primeira Página em Mato Grosso, clique aqui. Curta o nosso Facebook e siga a gente no Instagram.

Leia também em Comportamento! x5848

  1. Autistas não podem ter consultas negadas por planos de saúde (Foto: Divulgação)

    IBGE: MT tem mais de 40 mil pessoas com autismo 4y5j2k

    O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta sexta-feira (23),...

  2. A última canção: Caju musicou amor aos filhos antes de partir para eternidade 1j2m3y

    Cantor adventista Alexandre Campos, carinhosamente conhecido como "Caju", revelou um último e...

  3. Padres

    Pedal santo! Padres de MS viralizam com convite inusitado para festa 6d1p1u

    Para anunciar a Festa do Padroeiro em Nova Andradina, os padres Matheus...

  4. Marido queima pneus em protesto por atendimento à esposa internada em Sorriso 4r552f

    Um homem - que não teve a identidade divulgada - foi detido...

  5. Hidratação, nutrição, reconstrução ou acidificação: o que seu cabelo precisa? (Foto: Reprodução/ Internet)

    Hidratação, nutrição, reconstrução ou acidificação: o que seu cabelo precisa? 3d1s1p

    Manter os cabelos saudáveis vai além de lavá-los regularmente. É essencial entender...

  6. Banho de sorte: rituais com ervas prometem abrir caminhos e atrair proteção 3a2v1v

    Superstições fazem parte do imaginário popular há séculos — e se você...