Aposentadoria - Fim, início ou apenas uma das fases da vida? 6j12
A aposentadoria é um momento de transição de extrema significância na vida de todo trabalhador e carrega consigo mudanças psicológicas consideráveis ul2g
Carlos Henrique acabou de completar 60 anos de idade, 35 anos de vida profissional como funcionário de uma importante empresa local, o mesmo tempo que tem de contribuição para a previdência. A hora de aposentar-se está chegando, a tão sonhada aposentadoria, o dia todo para ficar à toa, curtindo a família, brincando com os netos, era tudo que sonhava até algum tempo atrás.
Hoje, porém, não parece mais tão certo disso, está inseguro, algo o incomoda, não sabe se vai ser bom ar tanto tempo dentro de casa. Fora isso, o salário também vai cair bastante. É certo que já está com os filhos adultos e formados, ganhando seu próprio dinheiro, independente do pai.
Ainda assim, sabe bem que a velhice é dispendiosa. Além disso, depois de tanto tempo trabalhando, será que vai conseguir ficar dentro de casa. Estas são as dúvidas de Carlos Henrique e de muitos que estão na mesma situação que ele, talvez você.
A aposentadoria é um momento de transição de extrema significância na vida de todo trabalhador e carrega consigo mudanças psicológicas consideráveis.
A aposentadoria tem seus prós e contras, suas vantagens e desvantagens, traz desafios e gera novas oportunidades. Reconhecer e compreender esses aspectos, permite ao trabalhador istrar melhor esse período, com a possibilidade de obter um preparo emocional adequado para enfrentar as dificuldades inerentes a essa fase da vida.
Sempre vai haver um período de adaptação a uma mudança na vida e de vida, com necessidade de adaptação à nova rotina, algo que nunca deve ser visto como algo simples, mas também não de alta complexidade. O temor de ter seus proventos reduzidos e consequentemente a dificuldade de arcar com os mesmos compromissos de antes é uma das desvantagens da aposentadoria.
Para muitos, principalmente aqueles que vivem sozinhos, o isolamento social e o sentimento de solidão podem vir a ser alguns dos grandes problemas desse momento da vida. Também nessa fase, sintomas depressivos e ansiosos podem agravar-se.
Há, também, a outra face da moeda, as vantagens são muitas. A possibilidade de poder desfrutar mais do convívio com a família, com cônjuges, filhos e netos, de cuidar mais da saúde física mental, praticar esportes, desenvolver um hobby, como leitura, escrita, pintura, música, dança, etc. Certamente é possível estender o tempo de lazer, a vida social com diminuição do estresse causado pelo trabalho, principalmente advindo daquelas profissões com maior grau de dificuldade no tocante à sua realização.
Algumas pessoas vão estar mais propensas a valorizar as desvantagens da aposentadoria, enquanto outras viverão suas vantagens. Seja como for, sempre há necessidade de uma preparação para esse período, focada em educação financeira e planejamento de vida.
As empresas deve devem ter um programa com esse objetivo, o que evitaria problemas de saúde de toda ordem, principalmente emocionais no período da vida em que é maior a predisposição às enfermidades físicas e psíquicas. Observando-se atentamente os prós e contras, vantagens e desvantagens, pontos positivos e negativos da aposentadoria, tem-se a certeza de que o impacto desse período de transição ganha, sem sombra de dúvidas, um peso menor na vida do trabalhador, que aprende a minimizar os desafios e aproveita melhor as novas oportunidades.
Comentários (2) 3f1c4k
Aposentadoria não significa parada, mas recomeço melhor. Findo o período laboral de 35 anos ou completados 67 anos, como no meu caso, se inicia o período que os indianos é sua cultura milenar chamam de Saniasi.Escolhi este caminho. Já escrevi 36 livros, um dos tempos de vida num garimpo: DIAMANTE DE SANGUE e outro sobre Brasília nos tempos dos construtores, chamado A BELA DO CEMITÉRIO. Os outros 34 são aventuras de Ficção Histórica. Lucro é o de menos, agora o tempo se tornou de retorno em forma de doação, como as árvores antigas, adubando o chão com as folhas e,mais tarde , com o próprio lenho.
Em tempos de tecnologia e de muita virtualidade, o momento aposentadoria é uma excelente chance de se abandonar este modelo e, viver presencialmente, família, cônjuge e amigos…Viver como um caiçara, vender miçangas na praia também é um ótimo projeto de continuidade, assim se ocupará de uma atividade até então desconhecida e cheia de mistérios que lhe garantirá pelo menos o dia de hoje, o que de fato é o que de mais concreto que temos até que se olhe as horas…. Meus queridos Padawan´s, nos vemos por ai em um recanto qualquer deste vasto litoral brasileiro, não se recoste no sofá, ele tem um abraço mortal!!! use-o apenas para aquela sesta preciosa da tarde.