Amaciante estraga máquina de lavar? Descubra mitos e verdades 4j491l
Saiba como manter roupas cheirosas e macias sem danificar a sua máquina de lavar 37156j
A rotina de lavagem de roupas na máquina de lavar pode parecer uma tarefa descomplicada. Basta separar as roupas, colocar sabão, amaciante, alvejante e ligar. Mas, uma tarefa simples e diária exige atenção! Inclusive, quanto ao tipo e a quantidade de produtos que devem ser utilizados no equipamento.

Com certeza você já se deparou com alguma publicação na internet alertando sobre os malefícios do uso de amaciantes, por exemplo. Para desmistificar o assunto, conversamos com especialistas para entender a forma correta de fazer uso de produtos na máquina de lavar, inclusive, o amaciante.
O engenheiro mecânico Andresony Rosa afirma que não existe ‘produto proibido’ na máquina de lavar, desde que sejam utilizados na quantidade correta.
“Você pode usar todos os produtos de sua necessidade, sabão líquido, sabão em pó, amaciante, álcool e outros, use sempre na dose certa informada pelo fabricante da máquina”.
Já sobre a relação entre os danos a máquina de lavar e o uso do amaciante, o também engenheiro mecânico, Marcos Adriano, explica que todo produto químico causa alguma reação.
“Não se pode afirmar que seja o amaciante o causador de problemas. Inclusive, o depósito de lavagem é isolado das partes mecânicas funcionais. Entretanto, existem resíduos provenientes do tecido e dos produtos que vão se acumulando ao decorrer do uso e acabam saturando as máquinas com resíduos necessitando um plano de manutenção”.