Primeiro filme com DNA 100% sul-mato-grossense a ganhar espaço em salas comerciais de cinemas brasileiros em outros estados, “Do Sul, A Vingança” teve pré-estreia com direito a sala de cinema lotada, na noite desta segunda-feira (12), em Campo Grande. As gravações do longa-metragem começaram em 2013 e foram finalizadas em 2024. Ver o filme, enfim, chegando nas telonas é a realização de um sonho do diretor Fábio Flecha.
Público que foi assistir a pré-estreia do longa-metragem. (Foto: Rafaela Moreira)
“Depois de 12 anos, os sonhos estão se tornando realidade, o filme está indo para a tela de cinema, viajando o Brasil, viajando o mundo. Nós já estamos com novos projetos em mente, e os próximos não vão demorar tanto.”
Fábio Flecha comenta que o filme — que narra um acerto de contas em plena fronteira de Mato Grosso do Sul — é mais um exemplo da força do cinema regional.
“Com esse trabalho, nós mostramos o que a gente sabe fazer, que a gente consegue fazer filme bom, de qualidade, para que as pessoas se divirtam. Então, podem esperar que a gente não vai parar tão cedo.”
Fábio Flecha, diretor.
Equipe do longa-metragem. (Foto: Rafaela Moreira)
A produtora do filme, Tânia Souza, explica que o público pode esperar uma história repleta de grandes emoções. Do Sul, A Vingança estreia oficialmente para o grande público na próxima quinta-feira (15).
“O público pode esperar muita aventura, muita emoção e uma comédia bem divertida. É um filme para se divertir. Participar do filme desde quando ele cresceu — da ideia, desde a concepção do roteiro até agora no cinema, onde todos podem assistir — é muito gratificante, porque é uma conquista de todos que participaram.”
Tânia Souza, produtora.
Uma das convidadas da pré-estreia, a maquiadora Thays Galitzki acompanhou todo o processo de produção do longa e torce pela boa recepção do filme.
“Não quis ver sequer a prévia para poder assistir direto na tela do cinema. Estou muito animada. A gente anseia pelo sucesso dos nossos amigos, é maravilhoso.”
Thays Galitzki, maquiadora.
Convidadas para a pré-estreia do filme. (Foto: Rafaela Moreira)
Com orçamento de apenas R$ 397 mil, o filme venceu o LAFA (Los Angeles Film Awards) 2025 na categoria Melhor Longa-Metragem Indie, e faz parte da seleção do World Film Festival, em Cannes — um dos mais prestigiados eventos do cinema independente. “Do sul” é o primeiro longa-metragem produzido inteiramente no estado.
O roteiro do filme j6d
Na trama, o escritor Lauriano parte para a tensa fronteira de Mato Grosso do Sul — onde o crime organizado dita suas próprias leis — em busca de um “Jacaré” como material para seu próximo livro. A investigação logo se transforma em uma jornada inesperada, marcada por personagens exóticos e paisagens naturais impressionantes.
Em meio ao caos de uma vastidão silenciosa e cheia de contrastes, Lauriano mergulha em uma trama tão perigosa quanto cômica — onde sobreviver é seu maior desafio. O filme tem no elenco nomes tarimbados do cinema nacional, como Espedito Di Montebranco e David Cardoso.
Estreia 71ij
A partir do dia 15 de maio, quinta-feira, o filme será lançado para o público em geral, inicialmente em 25 cidades.
Confira os locais de exibição em MS: 5n6563
Campo Grande – Cinemark e Cinépolis
Dourados – Cine Araújo
Três Lagoas – Cinépolis
Ponta Porã – Circuito Cinemas
Aquidauana – Grupo Cine
Mais cidades e horários serão divulgados em breve.
FALE COM O PP 6s423v
Para falar com a redação do Primeira Página em Mato Grosso do Sul, mande uma mensagem pelo WhatsApp. Curta o nosso Facebook e nos siga no Instagram.