MiniCircuito de Astronomia ensina ciência de um jeito diferente em Cuiabá g2d1l

Participantes poderão explorar temas como mecânica, eletricidade, magnetismo, óptica, realidade virtual e astronomia, com atividades pensadas para crianças, jovens e adultos 4x2039

Na próxima segunda-feira (21), Dia de Tiradentes, a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) oferece uma programação diferente para quem quer aproveitar o feriado em Cuiabá.

Das 8h às 22h será realizado o MiniCircuito de Astronomia “Descobrindo o Céu de Cuiabá”. O evento, promovido pelo programa de extensão Física na Nuvem, promete um dia inteiro de imersão no universo da ciência, com oficinas, mostras, palestras e a tradicional observação do céu noturno.

Evento fisica
O evento oferecerá oficinas gratuitas e visualizações com telescópio. (Fotos; Elvis Lira)

Gratuito e aberto ao público de todas as idades, o circuito tem como principal objetivo tornar o conhecimento científico ível à comunidade, despertando a curiosidade e o interesse pela ciência, especialmente pela física e astronomia.

Além disso, o evento promove a aproximação entre os acadêmicos do curso de física e a sociedade, por meio da divulgação científica prática e interativa.

Os participantes poderão explorar temas como mecânica, eletricidade, magnetismo, óptica, realidade virtual e astronomia, com atividades pensadas para crianças, jovens e adultos.

As oficinas utilizam experimentos dos próprios laboratórios do Instituto de Física, apresentados pelos estudantes da graduação.

Nas edições anteriores, experiências como a oficina da Garrafa de Leiden ajudaram a ilustrar conceitos como eletrização de forma prática e envolvente. Em 2023, o evento contou com doze oficinas, seis mostras de projetos, sete palestras e duas atrações científicas, além da tão aguardada observação do céu, que reuniu dezenas de pessoas para ver astros e constelações por meio de telescópios. A estimativa é que cerca de mil pessoas tenham participado das atividades no ano ado, número que os organizadores esperam repetir — ou até superar — nesta edição.

A partir das 18h, o público poderá participar da observação do céu noturno, uma das atrações mais esperadas do evento. A atividade acontece com o apoio de telescópios e orientação dos acadêmicos, permitindo que os visitantes observem estrelas, planetas e outros corpos celestes visíveis da capital mato-grossense.

O IX MiniCircuito de Astronomia “Descobrindo o Céu de Cuiabá” reafirma a vocação da UFMT para o ensino, pesquisa e extensão, aproximando o conhecimento acadêmico da sociedade e contribuindo para a popularização da ciência em Mato Grosso.

Serviço:

  • Evento: IX MiniCircuito de Astronomia “Descobrindo o Céu de Cuiabá”
  • Data: 21 de abril de 2025
  • Horário: Das 08h às 22h
    • Oficinas e mostras: das 08h às 18h
    • Observação do céu: das 18h às 22h
  • Local: Blocos Didáticos I e II da UFMT (atrás da Faculdade de Direito)
  • Entrada gratuita

Leia mais n1u6n

  1. Depois de 9 horas, Pupy sai da caixa e circula pelo recinto em Chapada dos Guimarães 1525w

  2. Mais de 300 mil pessoas vivem nas ruas no Brasil 3q51o

FALE COM O PP 6s423v

Para falar com a redação do Primeira Página em Mato Grosso, clique aqui. Curta o nosso Facebook e siga a gente no Instagram.

Leia também em Ciência! 3zpv

  1. autismo

    Pesquisa sobre medicação para o autismo busca voluntários de 2 a 13 anos 40671h

    Pesquisa sobre nova medicação para alguns sintomas do autismo está em busca...

  2. Brasil é o país mais geneticamente diverso do mundo, revela pesquisa inédita 5g3u3j

  3. Cascavel 1

    Pesquisa aponta que veneno de cascavel pode agir contra câncer de mama 2t5964

  4. "Bola de fogo" cruza o céu do Brasil e intriga moradores 2r4o67

  5. 10 trava-línguas para te ajudar com a sua dicção 4z2z6m

  6. peixe

    Bioparque recebe fóssil de peixe com mais de 100 milhões de anos 203k1p

    Além do fóssil de peixe, exposição também teve rochas e minerais. ...