Terceirizados da Prefeitura de Cuiabá não recebem 13º salário e relatam dificuldades 6x2164
Por lei, o 13º salário deve ser pago até o dia 20 de dezembro, porém trabalhadores terceirizados da Prefeitura de Cuiabá contam que não receberam o benefício. Em entrevista à reportagem, eles relataram ainda as dificuldades que estão enfrentando devido ao atraso.
A geladeira que aparece no vídeo é de uma funcionária terceirizada na área de Educação da Prefeitura de Cuiabá, que prefere não se identificar. Na véspera do Natal a mulher, que mora com o filho e sustenta a casa sozinha, tem apenas água, algumas frutas e ovos.
“Minha expectativa era ir ao mercado, fazer compras e pagar minhas contas que venceram”, conta.
No entanto, quando ela foi sacar a última parcela do 13º, que deveria ter caído no dia 20 de dezembro, ela teve uma surpresa: o dinheiro não entrou na conta.
“Foi um choque, comecei a chorar e ficar desesperada porque eu contava com esse dinheiro”, relata.
Após o pagamento não ter sido efetuado na data prevista, os servidores foram informados que receberiam na sexta-feira (23), o que não ocorreu. Então, veio a informação de que o pagamento foi prorrogado para o dia 29.

(Foto: Captura de tela/ TVCA)
Além do básico para comer, a trabalhadora também precisa comprar remédios controlados, mas, não sabe como fazer isso.
“A gente não tem dinheiro pra comprar nem um frango, nem pra pagar as contas que tá vencendo – e que venceu – e nem pra comprar remédio”, lamenta.
Essa outra servidora da educação, que também não quer se identificar, também está sem receber. À reportagem, ela disse que é a primeira vez que a por isso.
“Só queremos o nosso dinheiro porque precisamos comer. Chegou o Natal, não compramos ceia, não compramos presente, não compramos nada. Não podemos fazer nada porque o nosso salário, que é nosso por direito, não recebemos. Tenho amigas que não tem o que comer”, destaca.
Leia mais n1u6n
Segundo a Prefeitura de Cuiabá, nessa sexta (23) foi feito o pagamento da folha referente aos aposentados e pensionistas, e para não processar duas folhas de pagamento para o mesmo dia, o 13º dos contratados terceirizados vai ser pago na próxima semana, no dia 29.
Além disso, a prefeitura disse ainda que o 13º dos servidores efetivos comissionados já foi pago no dia 20 conforme a lei.
No entanto, a resposta do órgão não foi bem recebida pelos servidores.
“Estou me sentindo desvalorizada, ele pagou os efetivos, pagou os aposentados e esqueceu do nós contrato. Nós exercemos a função igual concursados e merecemos respeito”, concluiu a servidora.