Papa Bento XVI é enterrado sob pedidos de santificação 4l5349
Joseph Ratzinger foi enterrado no mesmo local onde os Papas João XVIII e João Paulo II também foram enterrados 6t5m1y
O Papa Emérito Bento XVI foi enterrado nesta quinta-feira (5) após cerimônia acompanhada por mais de 50 mil pessoas, na igreja católica, no Vaticano. O funeral, que durou uma hora e meia, foi presidido pelo Papa Francisco. Joseph Ratzinger morreu aos 95 anos, no dia 31 de dezembro de 2022.

Estiveram presentes fiéis, representantes de governos, turistas e jornalistas. O funeral de Bento XVI é considerado histórico, pois foi o fim oficial da década em que o antigo e o atual papa viveram lado a lado no Vaticano, e a primeira vez em mais de 200 anos que um pontífice conduziu um funeral do antecessor.
O funeral ocorreu após três dias de velório. O Papa Francisco leu referências bíblicas e escritos da igreja católica. Francisco também discursou que Bento XVI foi um grande mestre da catequese. Ele teve apoio de 125 cardeais, 200 bispos e cerca de 3.700 sacerdotes.
Ao término da cerimônia fúnebre, o caixão com o corpo foi levado pro interior da basílica, para uma cerimônia privada, onde foi envolto em zinco antes de ser selado em um segundo caixão de madeira.
Enquanto isso, os fiéis estenderam faixas e gritaram, em italiano, “Santo Subito”( Santo Agora). O grito é um pedido para que a igreja católica torne Bento XVI santo.
Ratzinger foi levado para o mesmo local onde João XVIII e João Paulo II foram enterrados.
Mais de 1000 seguranças fizeram a segurança no entorno da cerimônia. O espaço aéreo foi fechado.