INSS acaba com exigência de prova de vida presencial para aposentados e pensionistas 5y4n1k
Prova de vida será feita pelo Governo Federal, por meio de consultas a bases de dados 615m39
O INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social) anunciou nesta quarta-feira (2) que os cerca de 36 milhões de aposentados, pensionistas e outros titulares de benefícios pagos não vão precisar mais fazer a prova de vida presencialmente.
Agora, a prova de vida será feita pelo próprio Governo Federal, por meio de consultas a bases de dados públicas e privadas para saber se a pessoa em questão está viva. O procedimento tem como objetivo evitar fraudes no pagamento de benefícios.


A nova regra entrará em vigor depois de publicada no DOU (Diário Oficial da União), o que deve ocorrer até esta quinta-feira (3). O INSS tem até o dia 31 de dezembro para implementar as mudanças necessárias. Até lá, ficam suspensos os bloqueios de pagamentos por falta da comprovação de vida.
LEIA MAIS 24721m
INSS: Saiba os novos valores dos benefícios
Novas regras para prova de vida 1l3h12
As novas regras constam de portaria assinada pelo presidente do INSS, José Carlos Oliveira, em cerimônia no Palácio do Planalto, com a presença do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e do ministro do Trabalho e Previdência, Onyx Lorenzoni.
Entre as bases de dados que serão consultadas pelo governo para a prova de vida estão a da renovação da carteira de identidade, do aporte e a do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) para o registro de votação.
Segundo o presidente do INSS, se nessas bases de dados não for encontrada nenhuma movimentação, o INSS vai providenciar que entidades parceiras possam ir até a casa da pessoa e faça a captura biométrica.