Governo prorroga prazo para estados emitirem nova identidade 11534a

Decreto que trata sobre o assunto foi publicado no Diário Oficial da União da sexta-feira e tem relação com o fato de os estados não terem se adequado 4a5p73

O Governo Federal prorrogou o prazo para os estados começarem a emitir a CIN (Carteira de Identidade Nacional), o novo RG que unifica o cadastro em todo o país. O decreto que trata sobre o assunto foi publicado no Diário Oficial da União da sexta-feira (3) e tem relação com o fato de os estados não terem se adequado para emitir o novo documento.

Modelo nova identidade_CIN_
Modelo Nova Identidade (Foto: Divulgação)

Inicialmente, o prazo terminaria na próxima segunda-feira (6), mas com a prorrogação os institutos de identificação estaduais terão até 6 de novembro para se adequarem.

Até o momento, segundo a pasta, apenas um total de 11 estados brasileiros estão aptos a emitir a nova carteira. Todas as Unidades da Federação estão recebendo apoio técnico do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos para implantar o serviço.

Segurança 2m332s

A Carteira de Identidade Nacional é um documento mais moderno e seguro que apresenta o F como único número de identificação e tem formato digital pelo aplicativo Gov.br. Antes, o cidadão poderia ter um RG por Estado, além do F. Com a CIN, o cidadão a a ter apenas um número de identificação, o que reduz a possibilidade de fraudes.

A nova carteira é válida legalmente em todo o território nacional e, caso o cidadão esqueça o documento físico, pode apresentar a versão digital em seu celular.

Modernidade 2246w

O documento vem com um QR Code que pode ser lido por qualquer dispositivo apropriado, como um smartphone – o que permitirá a validação eletrônica de sua autenticidade, bem como saber se ele foi furtado ou extraviado.

Essa nova versão do documento de identificação servirá também de documento de viagem, devido à inclusão de um código de padrão internacional chamado MRZ, o mesmo usado em aportes.

Até o momento, o Brasil só tem acordos para uso do documento de identidade nos postos imigratórios com países do Mercosul. Para os demais países, o aporte continua sendo obrigatório.

Emissões 3u16o

Até o momento estão aptos a emitir a nova carteira os seguintes estados: Acre, Alagoas, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Cerca de 200 mil documentos físicos da Carteira de Identidade Nacional já foram emitidos e mais de 175 mil baixados no formato digital.

Leia mais n1u6n

  1. Emissão da nova Carteira de Identidade Nacional começa nesta terça-feira 609c

  2. MT retoma emissão de carteira de identidade em novo formato 1f3w4p

FALE COM O PP 6s423v

Para falar com a redação do Primeira Página em Mato Grosso do Sul, mande uma mensagem pelo WhatsApp. Curta o nosso Facebook e nos siga no Instagram.

Leia também em Cidadania! 6i1x48

  1. Ação para acolher pessoas em situação de rua no Parque Ayrton Senna

    Frio intenso: Parque Ayrton Senna vira abrigo para pessoas em situação de rua 2s3w4b

    A Prefeitura de Campo Grande anunciou nesta quarta-feira (28) a criação de...

  2. 50 casas devem ser construídas para moradores afetados pelas obras do BRT 3i7263

    Famílias que foram desapropriadas das casas durante as obras do BRT em...

  3. Ativa idade

    Com dança e carinho, idosos vencem a solidão no projeto Ativa Idade 4c33l

    Para chegar à melhor idade com qualidade de vida, o projeto Ativa...

  4. MP investiga abusos em empréstimos consignados de servidores de MT 6h624s

    O Ministério Público abriu um inquérito civil para investigar possíveis práticas abusivas...

  5. Aquece MS

    Aquece MS: 22 mil doações vão esquentar quem precisa neste inverno 6a5w5w

    A cerimônia de encerramento da campanha Aquece MS foi realizada nesta terça-feira...

  6. Descontos de até 95%: Mutirão Fiscal em Cuiabá segue até sexta-feira (30) 6p3g5

    Contribuintes de Cuiabá têm até sexta-feira (30), para participar do Mutirão...