Após fechamento de centros, MP apura fila de 300 vítimas de violência em Cuiabá 2w1dl

Ministério Público cobra garantias de o após mudança nos locais de acolhimento a mulheres em situação de violência 3e5762

O fechamento de duas unidades de acolhimento a mulheres vítimas de violência em Cuiabá e a centralização dos atendimentos no Hospital Municipal (HMC) levou o Ministério Público de Mato Grosso (MPMT) a instaurar um procedimento para apurar a situação.

Segundo o MP, cerca de 300 mulheres aguardam na fila de espera por atendimento, e há preocupação com a dificuldade de o ao novo local, especialmente entre vítimas com mobilidade reduzida.

Fachada do HMC (Hospital Municipal de Cuiabá). (Foto: Reprodução)
Cuiabá centraliza atendimento a mulheres vítimas de violência no HMC. (Foto: Reprodução)

O procedimento, do tipo Notícia de Fato, foi instaurado pela promotora de Justiça Claire Vogel Dutra com base em legislações que garantem atendimento especializado e integral às vítimas, como a Lei nº 8.080/1990, a Lei nº 12.845/2013, a Lei Complementar Municipal nº 499/2021 e a Lei nº 14.847/2024.

A promotora destaca que a concentração dos serviços em um único ponto, dentro do HMC, pode comprometer o o das mulheres que antes contavam com centros de atendimento nos bairros.

Leia mais: espaços para mulheres vítimas de violência são fechados em Cuiabá e provoca reações

Resposta da Prefeitura 6d1f4q


Em nota, a Prefeitura de Cuiabá informou que o atendimento especializado às vítimas de violência segue ativo, funcionando 24 horas por dia no Hospital Municipal. A Secretaria da Mulher afirmou que houve uma reestruturação nos serviços e que algumas equipes foram transferidas para o HMC, enquanto outras aram a atuar junto à Secretaria Municipal de Saúde.

A gestão atual alegou ainda ter identificado irregularidades nos antigos centros de acolhimento e, por isso, iniciou um reordenamento, com parte dos atendimentos sendo assumida pelas unidades básicas de saúde e equipes multiprofissionais.

O Ministério Público, no entanto, solicitou que a Secretaria da Mulher apresente documentação que comprove as supostas irregularidades encontradas.

O que é uma Notícia de Fato? 3l6r6m


A Notícia de Fato é uma medida preliminar adotada pelo Ministério Público para verificar se há elementos suficientes que justifiquem uma investigação mais aprofundada, como um inquérito civil ou procedimento preparatório. Funciona como um “pré-processo” diante de suspeitas ou denúncias que ainda precisam ser confirmadas.

FALE COM O PP 6s423v

Para falar com a redação do Primeira Página em Mato Grosso, clique aqui. Curta o nosso Facebook e siga a gente no Instagram.

Leia também em Cidadania! 6i1x48

  1. Correios oferecem consulta e contestação de descontos indevidos do INSS z3729

  2. Autismo no Brasil: diagnóstico é mais comum entre homens e crianças, revela IBGE 8161p

    Mais de 2,4 milhões de brasileiros declararam ter recebido diagnóstico de Transtorno...

  3. Correios em Campo Grande MS

    Fraudes no INSS: 81 agências dos Correios vão atender vítimas em MS 1r57z

    Correios de MS começam a atender vítimas de fraudes do INSS com...

  4. "Ex-filho" não existe: o que a lei diz sobre pensão alimentícia 1n4f3r

    Está por dentro da novela Vale Tudo? Pensão alimentícia foi tema debatido...

  5. Imagem mostra montante de lixo descartado a beira de uma estrada em Cuiabá

    Quem filmar descarte de lixo poderá receber até R$ 1 mil em MT 4v6640

  6. 340 mil famílias de MT podem ter conta de luz gratuita com nova medida federal 5z4i1w

    Mais de 340 mil famílias em Mato Grosso devem ser beneficiadas pela...