Os anfíbios do Pantanal podem acabar? Estudos revelam que sim 396s3y
O estudo foi conduzido por pesquisadores da UFMT em colaboração com a Suíça 3px6i
Um estudo inédito realizado por pesquisadores da UFMT (Universidade Federal de Mato Grosso) revelou que a aceleração das mudanças climáticas, causada por ações humanas, pode levar à extinção dos anfíbios no Pantanal.

Publicado em janeiro de 2025 no Journal of Applied Ecology, em colaboração com pesquisadores da Suíça, o estudo apresentou propostas para reverter o cenário atual e garantir a conservação da fauna semiaquática na bacia do Alto Paraguai, que inclui o Pantanal.
As projeções indicam uma diminuição de aproximadamente 41% na população de anfíbios até 2100, podendo levar cerca de 16% das espécies à extinção completa.
A seca que atingiu o Pantanal em 2024, que queimou mais de 2 milhões de hectares, intensificou a morte de diversos animais. Diante disso, são necessárias medidas urgentes para mitigar os danos causados ao longo de dez meses.
Algumas estratégias foram apontadas como eficazes para reduzir a devastação no bioma. Uma delas é a ampliação das APs (Áreas Protegidas), que atualmente correspondem a menos de 6% do território pantaneiro.
Leia mais n1u6n
-
Onça-pintada inverte os papéis e observa humanos durante reportagem no Pantanal 536e5u
-
Educação Ambiental: abertas visitas escolares ao Bioparque Pantanal 66gj
-
Pantanal sem filtro: onça-pintada encara a câmera com sangue na boca x5rn
-
Tucanos voltam à natureza após 1 anos de resgate no Pantanal; assista 5j2z3z
-
Onça-pintada com filhotes é flagrada por equipe de TV no Pantanal 31183g