Olhar fatal, rosto marcado: onça-pintada se prepara para guerra selvagem 3se6w
Atléticas, são também boas escaladoras, utilizando árvores para descansar, observar o território ou até mesmo para caçar. 3w4o6j
Olhar blasé, pose de rainha e cara todinha coberta por lama, assim pousou uma onça-pintada para as lentes do fotógrafo e guia da natureza Rafael Andrade. Maior felino das Américas, elas têm hábitos aquáticos tanto para se proteger dos predadores quanto para caçar.

No caso da foto acima, segundo o fotógrafo, a cara do bicho ficou suja de lama porque o açude estava esvaziado. A cena foi feita no refúgio ecológico Caiman, uma das sedes da ONG Onçafari.
O retrato também mostra o lado solitário da espécie, que apenas se encontram para acasalar ou quando a fêmea está criando seus filhotes. Tanto que cada um possui territórios definidos, que podem se sobrepor, mas evitam geralmente o contato direto.
Diferente da maioria dos gatos, a onça-pintada tem uma forte afinidade com a água e é uma nadadora excepcional. Elas usam rios e áreas alagadas para se deslocar, caçar (inclusive peixes e jacarés) e se refrescar.
Atléticas, são também boas escaladoras, utilizando árvores para descansar, observar o território ou até mesmo para caçar.