Inédito: ciclo reprodutivo de águia rara é registrado em Mato Grosso m2k1f
Pesquisadores monitoraram ninho na Amazônia desde 2023, obtendo imagens cruciais para a conservação da espécie. 22m52
Um grupo de biólogos do norte de Mato Grosso conseguiu um registro inédito no Brasil: o ciclo completo da Uiraçu, uma das águias mais raras do país. As imagens foram feitas durante um programa de monitoramento de fauna realizado por uma usina hidrelétrica na região de Sinop, a 503 km de Cuiabá.
🪺 O ninho, localizado em uma árvore no meio da floresta, ou a ser acompanhado em agosto de 2023. Através de armadilhas fotográficas instaladas no local, os pesquisadores registraram desde a construção do ninho até a independência do filhote.
“Esse ninho foi achado durante o monitoramento da fauna terrestre, onde o biólogo, que era responsável na época, conseguiu encontrar, identificar dois adultos, o macho e a fêmea, e localizou o ninho ainda em construção”, explica a bióloga Dayla Celes. “Nós instalamos duas armadilhas fotográficas, na altura do ninho, onde elas tiram foto e filmam simultaneamente, e a gente consegue monitorar esse ninho 24 horas.”
🦅A Uiraçu é uma espécie difícil de ser observada, conhecida por sua capacidade de camuflagem e por quase não emitir sons.
O biólogo Tiago Junqueira relata que a presença da ave foi percebida pelo som. “Na hora que eu encontrei macho e fêmea juntos, um fato mais difícil ainda, mais raro ainda, e ambos estavam com presa nos pés, parecia um namoro. O próximo o foi a busca pelo ninho, que coincidentemente estava na mesma árvore que ambos estavam pousados. É um bicho de grande porte, é um topo de cadeia, só que é um bicho extremamente discreto. A gente conhece ela como o fantasma da mata”, afirma.

A pesquisadora Tânia Sanaiott, do Projeto Harpia, destaca a raridade dos ninhos de Uiraçu monitorados. “São raros os ninhos dela monitorados. O projeto harpia tinha 100 ninhos mapeados, por exemplo, 130 ninhos mapeados de harpia, tínhamos 13 de uiraçu, então 100 para 10, mais ou menos essa proporção”, compara.
📸 O registro do ciclo completo da Uiraçu é considerado um marco para a ciência, fornecendo dados cruciais para estudos sobre alimentação, reprodução e comportamento da ave. Essas informações são essenciais para a criação de políticas de conservação e para garantir a sobrevivência da espécie a longo prazo.
“O monitoramento de um ninho é uma ferramenta essencial porque ele fornece dados que vai te direcionar pra política de conservação e a gente pode tá garantindo a continuidade da espécie a longo prazo”, ressalta Dayla Celes.
Para os biólogos envolvidos na pesquisa, o encontro com a Uiraçu foi um momento único e gratificante.
“Encontrar um uiraçu, ainda mais acasalando, e em ninho foi o ápice do registro. Foi como se eu tivesse ganhado um prêmio, uma copa do mundo, foi um ato totalmente inesperado e gratificante”, celebra Tiago Junqueira.