Família de axolotes deixa MS rumo ao maior aquário do Brasil 585sp

Operação de transferência foi planejada ao longo de quase um ano pelas equipes do Bioparque Pantanal e do AquaRio 5e4a17

Um grupo de 22 axolotes, anfíbios aquáticos da mesma ordem das salamandras, deixou o Bioparque Pantanal, em Campo Grande, nesta terça-feira (13), com destino ao Aquário Marinho do Rio de Janeiro, onde ará a viver a partir de agora.

Axolotes em aquário (Foto: Reprodução/TV Morena)
Axolotes em aquário (Foto: Reprodução/TV Morena)

A operação de transferência foi cuidadosamente planejada ao longo de quase um ano pelas equipes do Bioparque Pantanal e do AquaRio. Os animais, que são extremamente sensíveis, exigem cuidados específicos durante o transporte.

“Todo o manejo foi pensado quase um ano atrás para que ocorra tudo bem. Como são especie sensíveis, nós precisamos ter cuidado para garantir que desde a saída aqui até o destino final ela tenha todos os parâmetros garantidos”, explicou bióloga do Bioparque Pantanal, Carla Kovalski.

Os axolotes foram retirados dos tanques onde viviam há mais de um ano e acondicionados em sacos plásticos com água a aproximadamente 18 °C, devidamente oxigenados. Depois, foram colocados em caixas de isopor para manter a estabilidade térmica até a chegada ao aeroporto.

Ao desembarcarem no Rio, os animais arão por um período de quarentena. Eles só serão integrados ao espaço de exposição após a finalização de um ambiente exclusivo que está sendo preparado no aquário carioca, com previsão de inauguração nos próximos meses.

Os 22 axolotes são a segunda geração de uma leva inicial de cinco exemplares que chegaram ao Bioparque em 2022, após uma apreensão feita pela PRF (Polícia Rodoviária Federal) em parceria com o Ibama, em Corumbá, no Pantanal.

Importante destacar que o axolote (Ambystoma mexicanum) é uma espécie nativa do México, vive exclusivamente em água doce e está ameaçado de extinção. Por isso, sua criação como animal de estimação é proibida no Brasil.

A equipe técnica do AquaRio chegou a Campo Grande na segunda-feira (12), ou por treinamento sobre o manejo da espécie e embarcou com os axolotes na manhã desta terça-feira, em um voo comercial.

Veja o vídeo do momento em que os primeiros animais foram apreendidos em Corumbá:

FALE COM O PP 6s423v

Para falar com a redação do Primeira Página em Mato Grosso do Sul, mande uma mensagem pelo WhatsApp. Curta o nosso Facebook e nos siga no Instagram.

Leia também em Animais! 3f4g61

  1. Símbolo de sobrevivência e retorno à natureza, Ousado devora jacaré à beira de rio 6m65m

    Em um raro e impressionante registro no coração do Pantanal, o fotógrafo...

  2. Onças do pantanal

    Onças-pintadas brigam, uma sai ferida e corre para fugir do abate y424

    Vídeo compartilhado por páginas especializadas em vida selvagem nas redes sociais mostra...

  3. Luz de lanterna revela onça-pintada em estrada de chão no Pantanal 403m57

    Uma onça-pintada foi flagrada caminhando em uma estrada de chão durante safári...

  4. Sucuri a apuro ao despencar de árvore bem na frente de onça 2k4c38

  5. Arraia recebe comida na boca de pescador no Pantanal 1jx57

  6. Tamanduá se esbalda em poça durante banho caprichado na madrugada 134960

    Flagrante foi feito por armadilha fotográfica instalada no meio da mata, na...