Família de axolotes deixa MS rumo ao maior aquário do Brasil 585sp
Operação de transferência foi planejada ao longo de quase um ano pelas equipes do Bioparque Pantanal e do AquaRio 5e4a17
Um grupo de 22 axolotes, anfíbios aquáticos da mesma ordem das salamandras, deixou o Bioparque Pantanal, em Campo Grande, nesta terça-feira (13), com destino ao Aquário Marinho do Rio de Janeiro, onde ará a viver a partir de agora.

A operação de transferência foi cuidadosamente planejada ao longo de quase um ano pelas equipes do Bioparque Pantanal e do AquaRio. Os animais, que são extremamente sensíveis, exigem cuidados específicos durante o transporte.
“Todo o manejo foi pensado quase um ano atrás para que ocorra tudo bem. Como são especie sensíveis, nós precisamos ter cuidado para garantir que desde a saída aqui até o destino final ela tenha todos os parâmetros garantidos”, explicou bióloga do Bioparque Pantanal, Carla Kovalski.
Os axolotes foram retirados dos tanques onde viviam há mais de um ano e acondicionados em sacos plásticos com água a aproximadamente 18 °C, devidamente oxigenados. Depois, foram colocados em caixas de isopor para manter a estabilidade térmica até a chegada ao aeroporto.
Ao desembarcarem no Rio, os animais arão por um período de quarentena. Eles só serão integrados ao espaço de exposição após a finalização de um ambiente exclusivo que está sendo preparado no aquário carioca, com previsão de inauguração nos próximos meses.
Os 22 axolotes são a segunda geração de uma leva inicial de cinco exemplares que chegaram ao Bioparque em 2022, após uma apreensão feita pela PRF (Polícia Rodoviária Federal) em parceria com o Ibama, em Corumbá, no Pantanal.
Importante destacar que o axolote (Ambystoma mexicanum) é uma espécie nativa do México, vive exclusivamente em água doce e está ameaçado de extinção. Por isso, sua criação como animal de estimação é proibida no Brasil.
A equipe técnica do AquaRio chegou a Campo Grande na segunda-feira (12), ou por treinamento sobre o manejo da espécie e embarcou com os axolotes na manhã desta terça-feira, em um voo comercial.
Veja o vídeo do momento em que os primeiros animais foram apreendidos em Corumbá: