De mãe para filhote: Onças são flagradas em momentos fofos no Pantanal 4o1y1z

Registros mostram Surya interagindo com Dakari para ar ensinamentos de mão para filhote 5v3b52

Momento família! As onças Surya e Dakari foram flagradas em momentos de aprendizado, com a mãe ensinando a filhote. O registro foi feito pela Onçafari, uma ONG dedicada à preservação animal no Pantanal de Mato Grosso do Sul. Assista aos momentos de interação entre as oncinhas!

De acordo com a ONG, no primeiro registro, é possível ver Surya vocalizando para chamar a filhote para perto. Dakari responde, mas não vai em direção à mãe, permanecendo escondida no capim alto.

Diante da teimosia da filhote, Surya vai buscá-la, mostrando que não há motivo para temer a presença dos veículos da Onçafari.

Leia mais n1u6n

  1. Para se proteger do calor, onça usa toca de tatu como abrigo 5n1w6q

  2. Veja onça Miranda voltar para casa após se recuperar de queimaduras 475w4y

No dia seguinte, a família é avistada novamente. Desta vez, Surya procura um local sombreado para descansar e, ao deitar, chama Dakari para aproveitar a sombra também. A filhote resiste mais uma vez, mas logo se aproxima da mãe.

A Onçafari explica que, para fazer registros como esse, é necessário um processo de habituação gradual entre as equipes e os animais.

“Isso envolve paciência e muito respeito. É preciso avistar muitas vezes o mesmo indivíduo, para que, aos poucos, o veículo seja entendido como parte da paisagem”, afirmam.

Nesse processo, as mães que já estão habituadas à aproximação dos humanos acabam se tornando professoras para os filhotes, que ainda não estão acostumados. Dessa forma, o conhecimento é ado de geração em geração.

“É importante lembrar que, mesmo habituados, os animais continuam selvagens e livres em seu ambiente natural. Mais do que isso, eles só se mostram quando se sentem à vontade e seguros.”

Sobrevivente dos incêndios 30819

Com apenas 3 meses de vida, a oncinha Dakari é uma sobrevivente dos incêndios que devastaram grande parte do Pantanal nos últimos meses.

Segundo o projeto, Surya conseguiu manter a filhote em segurança ao fazer sua toca em uma região não atingida pelo fogo, garantindo que ambas ficassem a salvo.

O nome “Dakari” tem origem africana e significa “felicidade”, “aquele que traz alegria” ou “o que é feliz”.

FALE COM O PP 6s423v

Para falar com a redação do Primeira Página em Mato Grosso do Sul, mande uma mensagem pelo WhatsApp. Curta o nosso Facebook e nos siga no Instagram.

Comentários (1) 3kf3p

  • Avenir f. M. Araujo

    Estamos no pantanal na América do Sul país BR e não na África para dar nome regional africano para animais pantaneiros e uma ignorância sem tamanho?

Leia também em Animais! 3f4g61

  1. Capivara

    Capivara ativa modo aquático e mergulha nas profundezas de água cristalina 4e4t1

    Uma capivara mergulhadora resolveu "ativar o modo aquático" e atravessar o rio...

  2. 'Camarão' que dorme, a onça leva: jacaré distraído vira banquete 475t4c

  3. Sucuri apenas com a cabeça visível em rio (Foto: Rafael Gandine)

    Sucuri ativa o modo invisível e se camufla até em rio transparente 2961f

    Sucuri ou camaleão? Nem mesmo a água de um rio transparente revelou...

  4. Fera à solta: onça-pintada ataca capivara na frente a guias no Pantanal 63c55

  5. 'DR' entre onça e filhote termina com queda de barranco no Pantanal 29n4w

  6. Dia Mundial das Lontras: ariranha é símbolo de conservação no Pantanal 2dh6o