De mãe para filhote: Onças são flagradas em momentos fofos no Pantanal 4o1y1z
Registros mostram Surya interagindo com Dakari para ar ensinamentos de mão para filhote 5v3b52
Momento família! As onças Surya e Dakari foram flagradas em momentos de aprendizado, com a mãe ensinando a filhote. O registro foi feito pela Onçafari, uma ONG dedicada à preservação animal no Pantanal de Mato Grosso do Sul. Assista aos momentos de interação entre as oncinhas!
De acordo com a ONG, no primeiro registro, é possível ver Surya vocalizando para chamar a filhote para perto. Dakari responde, mas não vai em direção à mãe, permanecendo escondida no capim alto.
Diante da teimosia da filhote, Surya vai buscá-la, mostrando que não há motivo para temer a presença dos veículos da Onçafari.
Leia mais n1u6n
No dia seguinte, a família é avistada novamente. Desta vez, Surya procura um local sombreado para descansar e, ao deitar, chama Dakari para aproveitar a sombra também. A filhote resiste mais uma vez, mas logo se aproxima da mãe.
A Onçafari explica que, para fazer registros como esse, é necessário um processo de habituação gradual entre as equipes e os animais.
“Isso envolve paciência e muito respeito. É preciso avistar muitas vezes o mesmo indivíduo, para que, aos poucos, o veículo seja entendido como parte da paisagem”, afirmam.
Nesse processo, as mães que já estão habituadas à aproximação dos humanos acabam se tornando professoras para os filhotes, que ainda não estão acostumados. Dessa forma, o conhecimento é ado de geração em geração.
“É importante lembrar que, mesmo habituados, os animais continuam selvagens e livres em seu ambiente natural. Mais do que isso, eles só se mostram quando se sentem à vontade e seguros.”
Sobrevivente dos incêndios 30819
Com apenas 3 meses de vida, a oncinha Dakari é uma sobrevivente dos incêndios que devastaram grande parte do Pantanal nos últimos meses.
Segundo o projeto, Surya conseguiu manter a filhote em segurança ao fazer sua toca em uma região não atingida pelo fogo, garantindo que ambas ficassem a salvo.
O nome “Dakari” tem origem africana e significa “felicidade”, “aquele que traz alegria” ou “o que é feliz”.
Comentários (1) 3kf3p
Estamos no pantanal na América do Sul país BR e não na África para dar nome regional africano para animais pantaneiros e uma ignorância sem tamanho?