Cena rara: encontro de 3 onças-pintadas vai de romance à disputa feroz 3n2i7

Em poucos minutos de monitoramento no Pantanal, felinos protagonizaram uma sequência de eventos surpreendentes 4tq1w

Um encontro impressionante entre três onças-pintadas surpreendeu guias e biólogos na noite desta segunda-feira (19), durante um monitoramento noturno na fazenda Caiman, em Miranda, no Pantanal sul-mato-grossense. Em poucos minutos, os felinos protagonizaram uma sequência de eventos raros: eio em casal, marcação de território e até um confronto entre duas onças – tudo a poucos metros do veículo de observação.

(Vídeo: Reprodução/Giovanna Leite)

As cenas foram registradas pela fotógrafa Giovanna Leite, da ONG Onçafari, que acompanhava o grupo de monitoramento. (Assista vídeos ao longo do texto)

Logo no início da saída, Giovanna registrou um casal de onças-pintadas conhecido: Itapira e Formoso, caminhando tranquilamente pela estrada.

A fotógrafa relatou surpresa com o encontro, já que, com o período de cheia fora de época, os avistamentos se tornam mais difíceis. “Hoje superou tudo”, escreveu em suas redes sociais.

onças-pintadas
(Foto: Reprodução/Giovanna Leite)

Formoso, um imponente macho já habituado à presença dos veículos de monitoramento, chegou a se aproximar do carro guiado apenas pela luz da lanterna. Mesmo tão perto, não demonstrou qualquer sinal de medo e seguiu calmamente seu trajeto.

Instantes depois, o macho se separou de Itapira e seguiu sozinho, marcando território pelo caminho. Foi então que o inesperado aconteceu: uma terceira onça, Aurora, surgiu na estrada.

(Vídeo: Reprodução/Giovanna Leite)

Ao notar a presença de Formoso, ela avançou e os dois entraram em confronto. Esturros, arranhões e saltos tomaram conta da cena em meio à escuridão, iluminada apenas por faróis baixos.

Apesar da tensão inicial, a briga logo deu lugar a um comportamento que os especialistas descrevem como “interação social”: os dois felinos rolaram no chão e se provocaram em uma espécie de brincadeira selvagem.

(Vídeo: Reprodução/Giovanna Leite)

A proximidade entre eles pode ser explicada pelo monitoramento constante feito pelo Onçafari, que acompanha diversos indivíduos na região.

Para completar a noite de avistamentos emocionantes, na hora de ir embora, Aurora não perdeu a chance de ar do ladinho do carro de turismo e mostrar que não tem medo de nada:

Onças-pintadas monitoradas b4jj

Aurora tem um papel especial na história da conservação da espécie. Ela foi o primeiro filhote nascido na natureza a partir de uma onça reintroduzida em vida livre, em abril de 2019.

É filha de Isa, que, junto da irmã Fera, protagonizou o primeiro caso bem-sucedido de reintrodução de onças-pintadas no mundo. Ambas continuam sendo monitoradas pela ONG.

Já Formoso chegou à reserva em 2024 e rapidamente estabeleceu vínculo com Itapira, uma das sobreviventes dos incêndios que atingiram o Pantanal em 2024.

Segundo a equipe do Onçafari, o convívio entre as onças-pintadas é um forte indicativo da readaptação de Itapira à vida selvagem.

FALE COM O PP 6s423v

Para falar com a redação do Primeira Página em Mato Grosso do Sul, mande uma mensagem pelo WhatsApp. Curta o nosso Facebook e nos siga no Instagram.

Leia também em Animais! 3f4g61

  1. Luz de lanterna revela onça-pintada em estrada de chão no Pantanal 403m57

    Uma onça-pintada foi flagrada caminhando em uma estrada de chão durante safári...

  2. Sucuri a apuro ao despencar de árvore bem na frente de onça 2k4c38

  3. Arraia recebe comida na boca de pescador no Pantanal 1jx57

  4. Tamanduá se esbalda em poça durante banho caprichado na madrugada 134960

    Flagrante foi feito por armadilha fotográfica instalada no meio da mata, na...

  5. Onça-pintada: o 'gatinho fofo' do Pantanal que poderia destruir um crânio 36x4t

  6. Inédito: ciclo reprodutivo de águia rara é registrado em Mato Grosso 72m56

    Pesquisadores monitoraram ninho na Amazônia desde 2023, obtendo imagens cruciais para a...