Cena de amor entre tatus-peba é bruscamente interrompida por "colegas" 314v20
Mesmo com os dois indivíduos tentando atrapalhar o rito, o casal segue tentando, em movimento m5m6b
Cena de amor entre tatus-peba foi bruscamente interrompida por “colegas” da espécie no Pantanal sul-mato-grossense. O momento inusitado foi flagrado pela bióloga Luíza Coqueiro, guia no Refúgio Ecológico Caiman, base da ONG Onçafari.
Mesmo com os dois indivíduos tentando atrapalhar o rito, o casal segue tentando, em movimento, seguir o ritmo da natureza, porém, por fim, não resistem e desistem do “romance”.
Tatus-peba 24421b
Os tatus-peba alcançam a maturidade sexual entre 1 a 2 anos. A reprodução envolve gestação de cerca de 60 a 65 dias, resultando em uma ninhada de 1 a 3 filhotes. Os filhotes permanecem na toca por cerca de 3 meses e atingem a maturidade sexual aos 9 meses.

Nascem sem pelos, sem dentes, com os olhos e canais auditivos externos fechados, orelhas mal formadas e boca fechada lateralmente por uma membrana. A partir do 20° dia, a abertura se inicia. Permanecem na toca, geralmente construída pela mãe, até ficarem independentes, o que leva cerca de 3 meses.
Outro detalhe importante: só fica em grupo durante o período de reprodução ou quando se alimentam de algum bicho maior. De modo geral, é solitário.

Apesar de serem mais ativos durante o dia – como o vídeo acima – podem ser observados em atividade noturna. Os tatus-peba são suscetíveis a algumas doenças e parasitas, como carrapatos e pulgas.
