Capivaras azuis: entenda o que deixou os animais coloridos em São Paulo 1t3y4s

Acidente com caminhão de corante transformou capivaras, patos e gansos em versões azuladas da fauna; substância já chegou ao Rio Jundiaí, e autoridades investigam o caso 85529

Um grupo de capivaras azuis foi flagrado às margens do Córrego das Tulipas, em Jundiaí (SP), e o motivo não tem nada a ver com fantasia: um acidente com um caminhão carregado de corante azul derramou cerca de 2 mil litros da substância na água. Além das capivaras, patos, gansos e peixes também ficaram tingidos pela cor intensa do produto.

Capivaras azuis Sao Paulo
Um grupo de capivaras azuis foi flagrado às margens do Córrego das Tulipas, em Jundiaí, no estado de São Paulo. Foto: Régis Rosa/TV TEM

O episódio aconteceu na terça-feira (13), no bairro Jardim Tulipas. A carreta que transportava o corante colidiu com um poste após se mover sozinha, enquanto o motorista estava fora da cabine. O impacto causou o rompimento da carga e o corante se espalhou pelo córrego que corta uma área verde com cerca de 25 mil metros quadrados.

As imagens, registradas por drones, mostram o córrego completamente azul e os animais com a coloração alterada — o que rendeu comparações com personagens como os “Smurfs” e memes nas redes sociais.

A substância, segundo a Cetesb, contém ácido acético e tem baixa toxicidade, sendo usada na indústria para tingimento de embalagens, como caixas de ovos. Ao cair na água, o produto se diluiu, mas o impacto ambiental foi considerado significativo, segundo o gerente da Cetesb, Domênico Tremaroli, em entrevista à TV TEM.

“O produto já chegou ao Rio Jundiaí. A limpeza está sendo feita com água morna, que ajuda a reduzir a cor”, explicou Tremaroli. Ele também afirmou que os animais não apresentaram sinais de intoxicação, apenas a mudança de cor nas penas e pelagens.

image 7
Além de capivaras, gansos também ficaram azuis devido carga de tinta se esparramar em um córrego de Jundiaí. Foto: Arquivo Pessoal

O caso está sendo acompanhado pela Defesa Civil, Cetesb e pelo Ministério Público, que abriu um inquérito para investigar a contaminação. A ocorrência foi registrada na delegacia como crime ambiental.

A empresa responsável pelo corante e pelo transporte, Farkon Indústria e Comércio Químico, não se manifestou.

Leia mais n1u6n

  1. Tamanduá-mirim se ergue como Kung Fu Panda e encara tatu 5in3w

  2. Comportamento reprodutivo das onças impressiona no Pantanal 2d569

FALE COM O PP 6s423v

Para falar com a redação do Primeira Página em Mato Grosso, clique aqui. Curta o nosso Facebook e siga a gente no Instagram.

Leia também em Animais! 3f4g61

  1. Luz de lanterna revela onça-pintada em estrada de chão no Pantanal 403m57

    Uma onça-pintada foi flagrada caminhando em uma estrada de chão durante safári...

  2. Sucuri a apuro ao despencar de árvore bem na frente de onça 2k4c38

  3. Arraia recebe comida na boca de pescador no Pantanal 1jx57

  4. Tamanduá se esbalda em poça durante banho caprichado na madrugada 134960

    Flagrante foi feito por armadilha fotográfica instalada no meio da mata, na...

  5. Onça-pintada: o 'gatinho fofo' do Pantanal que poderia destruir um crânio 36x4t

  6. Inédito: ciclo reprodutivo de águia rara é registrado em Mato Grosso 72m56

    Pesquisadores monitoraram ninho na Amazônia desde 2023, obtendo imagens cruciais para a...