Cão e gato? Bióloga sai do convencional e cria formigas como pets 715i3a
Com mais de 300 mil seguidores, Anitta faz sucesso ao mostrar como vivem os insetos em Dourados 5e1m2c
Quem aí faz parte dos “formilovers”? É assim que Anitta Pereria Rodrigues chama seus seguidores nas redes sociais. A bióloga tem dentro de casa um quarto só para elas, em Dourados, município a 201 km de Campo Grande.

“Eu sempre gostei de formigas, desde criança, e no laboratório, quando eu tava fazendo meu mestrado, eu cuidava das formigas que tinham lá, tomei gosto, e pensei: ‘será que consigo fazer isso em casa?’. Achei uma rainha e comecei a criar”, explica Anitta.
A Anitta, além de bióloga, é mestra em Entomologia, ciência que estuda os insetos e suas interações com o meio ambiente e o ser humano.

“Hoje eu crio formigas de três gêneros: ectatoma, compotonus e odotomachus. Elas já estão numa estrutura de formigueiro, e 4 que ainda estão num potinho. Elas estão num estágio inicial”, explica.
As rainhas e as outras formigas têm um quarto só para elas, inclusive, as rainhas têm até nomes: Joana, Ester e Pipoqueira.
O gosto por esses insetos foi parar na internet. No TikTok, ela tem mais de 300 mil seguidores e mais de 4,8 milhões de curtidas.
“Eu recebo muitos comentários falando que quando era criança fazia igual, ou que queriam estar dentro dos formigueiros para saber como é”, revela a bióloga, que apelidou os seguidores de “formilovers”.
Assista abaixo à reportagem completa com a Anitta e seus pets formigas no “+Natureza”, programa exibido todo sábado à tarde na TV Morena e na TV Centro América.