Anta albina surge em fazenda e impressiona até biólogo: 'Primeira vez que vejo' 395t58
De acordo com o biólogo Luiz Sarajoto o albinismo entre as antas é um evento raro 212z34
Um morador da zona rural de Diamantino, a cerca de 209 km de Cuiabá, flagrou um registro inusitado da fauna brasileira: uma anta albina. O animal foi visto na região da Fazenda Alto Amazônia, no distrito de Parecis, e o vídeo já está repercutindo nas redes.
O vídeo foi feito por José Ronaldo Barbosa Pinheiro, que trabalha na fazenda onde o registro foi feito. No registro, o trabalhador se mostra irado com a cena.

Ronaldo conta que voltava da sede da fazenda, quando se deparou com a cena rara. Assim, logo correu para registrar.
“A gente sempre ver na cor normal, e essa eu vi de longe vulto branco no meio da lavoura de milho e fui me aproximando até que cheguei mais próximo que pude, e resolvi fazer o vídeo, que achei lindo”, relata Ronaldo ao Primeira Página.
O trabalhador compartilha que sempre que vê algo diferente na rotina da fazenda registra, pois essa é uma forma de rever os momentos e mostrar para gerações futuras.
“Bichona bonita, ein? coisa mais linda”, diz Ronaldo impressionado com a presença da anta albina.
De acordo com a esposa de Ronaldo, a dona de casa Ivanete Pereira, o marido decidiu fazer a captura porque sabem que “é uma espécie rara e achamos legal compartilhar”.
O biólogo Luiz Sarajoto explica que o albinismo entre as antas é um evento raro, inclusive porque na “natureza o animal albino é destacado, ele não se camufla, então a predação é muito grande”.
Sarajoto revelou, inclusive, que é a primeira vez que vê um animal albino deste grupo. Veja o vídeo feito pelo trabalhador:
O albinismo em antas ocorre por uma alteração genética que impede a produção de melanina, pigmento responsável por dar cor à pele e pêlos dos animais. Casos como esse são importantes para estudos sobre diversidade genética e conservação da espécie.
Comentários (2) 3f1c4k
ja vi umas 2 assim pena que tem fazendeiro que mata estes bichos
E questão das químicas misturadas no solo onde eu morava tinha uma fábrica de adubo e por sua volta vi muitos pássaros e animais com sua coloração albina por causa da química do adubo causa mutações na pele e penas